fbpx

O Mapa da Violência 2014 traz a informação de que municípios da chamada região metropolitana de Maceió aparecem em destaque no ranking dos homicídios registrados entre 2008 e 2012. Pilar, Satuba, Rio Largo e também Arapiraca, no Agreste, surgem entre as 25 cidades onde a criminalidade é mais frequente. A tabela se refere ao número e taxas de homicídio em municípios com mais de 20 mil habitantes.

Conforme o relatório, as estatísticas levaram em consideração a incidência de fatores como o sexo, a raça/cor e as idades das vítimas da criminalidade, considerando-se as populações total e jovem. A planilha apresenta dados correspondentes aos 5.565 municípios reconhecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelos gráficos apresentados, o interior de Alagoas se destaca quanto aos casos de violência desenfreada que assola o país e se apresenta na liderança em nível estadual, com o município do Pilar, na quarta colocação geral, com 164 execuções – representando o índice de 127,9% -, seguido por Satuba, ocupando o sétimo lugar, Rio Largo como 13º na posição e Arapiraca – a segunda maior cidade alagoana – na 21ª colocação.

Como os índices são proporcionais ao número de habitantes, Arapiraca chega a registrar a taxa de 98,6%, com 218.140 habitantes, número inferior ao do Pilar, que registra uma população de 33.623 habitantes.

O restante da lista com os 100 primeiros municípios traz Marechal Deodoro, Murici, Coruripe, Maceió, Branquinha, Joaquim Gomes, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema, Viçosa e Palmeira dos Índios.

 JOVENS

A tabela do Mapa da Violência também define o número e taxas de homicídio nos municípios com mais de 10 mil jovens entre os anos de 2008 e 2012. Em Alagoas, quem lidera a lista é o município de Marechal Deodoro, na 8º colocação nacional, com 130 homicídios neste período e uma taxa de 225,2% em 2012, proporcional a 13.324 habitantes.

A estatística segue com as cidades de Maceió, Rio Largo, Atalaia, Arapiraca, Coruripe, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, União dos Palmares e Delmiro Gouveia.

  

Fonte: Portal Gazetaweb