Começa nesta quarta-feira, 30 de janeiro, o período de matrículas para os aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1. O prazo vai até o dia 4 de fevereiro.
Para realizar as matrículas, os candidatos aprovados pelo SiSU na chamada regular devem consultar, junto à instituição de ensino em que foram aprovados, o local, horário e procedimentos para realização da matrícula.
Lista de Espera
Já está aberto o prazo de cadastro na lista de espera da SiSU para os estudantes que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso. O candidato que desejar participar da lista de espera poderá manifestar o interesse para a primeira ou segunda opção de curso que optou concorrer na inscrição do programa. O prazo vai até o dia 5 de fevereiro.
Para se cadastrar na lista de espera o candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do SiSU. É necessário que o estudante se certifique de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.
As chamadas da lista de espera do SiSU 2019/1 serão publicadas nas páginas oficiais das universidades a partir do dia 7 de fevereiro.
SiSU 2019/1
O SiSU ofereceu 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país para os estudantes que realizaram o Enem 2018 e alcançaram nota superior a zero na redação. As vagas se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas para candidatos cotistas ou de ações afirmativas.
O estudante teve a oportunidades de escolher até duas opções de curso durante a inscrição, informando, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).
Queda no número de inscritos
O SiSU 2019/1 registrou uma queda no número de candidatos inscritos em relação à edição anterior. Nesta edição, foram 1.823.871 inscritos e 3.492.751 inscrições, considerando que cada inscrição é uma opção de curso. O total corresponde a 51% dos participantes do Enem 2018.
Em relação à edição do SiSU do primeiro semestre do ano passado, o número de inscritos caiu 15%. O SiSU 2018/1 terminou com 2,1 milhões de inscritos e 4,1 milhões de inscrições.
Problemas na inscrição
Quando foram abertas a inscrições para o programa, no dia 22 de janeiro, houve um grande número de reclamações por parte dos estudantes. Os candidatos relataram dificuldades para acessar o Site do SiSU e realizar as inscrições. Em consequência, o Ministério da Educação (MEC) acabou prorrogando o prazo das inscrições, que se encerraram no domingo (27 de janeiro). As inscrições, anteriormente, terminariam dia 25 de janeiro.
Mais informações no Site do SiSU 2019.
Comentários