Na cidade de Trappes, localizada em Yvelines, na região parisiense, a prefeitura tirou a quadra de futebol do meio do pátio da pré-escola Michel-de-Montaigne, criando um espaço para incentivar as brincadeiras entre meninos e meninas.
A reorganização do espaço, proposta pelo setor de Urbanismo da prefeitura, visa evitar que o centro do pátio seja ocupado principalmente pelos meninos. Na prática, a quadra de futebol foi deslocada para um canto, “mesmo que o futebol não seja apenas um esporte masculino”, lembrou Thomas Urdy, o assessor da prefeitura de Trappes, ao jornal francês Le Parisien. Além disso, o piso do parque foi pintado de lilás, e os escorregadores, com duas entradas, de rosa-choque e amarelo.
No chão, estrelas e planetas completam a decoração. Vasos de plantas, amarelinha e brinquedos foram instalados ao redor. A decisão de “colorir” o local surgiu nas reuniões entre os urbanistas da cidade, os diretores da escola e as próprias crianças, que falaram sobre suas ideias com seus pais.
“A desigualdade de gênero é um círculo vicioso. Aos poucos, cada um se sentirá responsável pela mudança que promove igualdade”, diz Urdy. “Não queremos criar um gênero híbrido”, explica. “A ideia é apenas que cada menina e menino se sinta à vontade da mesma maneira no espaço público”, reitera.
Pátio da escola reformado em Trappes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Trappes
Em três anos, 12 escolas passaram por reformas pensadas para estimular a igualdade de gênero na cidade, mas o pátio do jardim de infância Michel-de-Montaigne foi o primeiro a ser totalmente reformulado. Para isso, contou com um orçamento de € 43 mil. Para professora Gaëlle Bourré, entrevistada pelo jornal Le Monde, as crianças menores estão menos suscetíveis aos estereótipos e mais abertas aos aprendizados. “Os meninos preparam bolo e as meninas estão correndo uma atrás das outras”, disse à reportagem do jornal, apontando para dois alunos.
Debates filosóficos no jardim da infância
A diretora da escola, Béatrice Riom, que é professora no jardim da infância, diz ter instaurado na sua classe “debates filosóficos”, onde ela questiona “a representação das crianças sobre o que elas consideram que é papel dos homens ou das mulheres”. A diretora, diz,“usa imagens como a de um personagem conhecido de um livro infantil, onde o pai cozinha e a mãe lê o jornal.” Segundo ela, é criando as bases do diálogo que os “clichês podem ser desconstruídos”. O “pátio da igualdade” também já tem efeitos no comportamento das crianças, garante. Segundo os pais, elas estão mais calmas do que antes.
Reforma foi coordenada por setor de urbanismo da prefeitura de Trappes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Trappes
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