fbpx

Com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Gabinete de Gestão Integrada, GGI-Estratégico, se reuniu, nesta quinta-feira, para avaliar os três meses da implantação do Brasil Mais Seguro – Alagoas. O balanço do que foi feito nos últimos 90 dias mostra que durante este período foi registrada uma redução no número de homicídios comparado com o mesmo período do ano passado. A apresentação foi feita pela própria secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, que comemorou a redução de 10,37% no número de homicídios em Alagoas desde a implantação do programa Brasil Mais Seguro. “Nos últimos 90 dias, com todas as ações que implantamos no Estado conseguimos poupar 56 vidas. Regina Miki também mostrou que não foi apenas a redução do número de homicídios que comprova as ações do Brasil Mais Seguro, mas também a resposta que vem sendo dada aos autores dos crimes. A equipe da Delegacia de Homicídios, implantada depois do lançamento do programa, conseguiu chegar a autoria em 67% dos inquéritos policiais, sendo presos 26 criminosos. O governador comemorou os números e disse que eles devem a dedicação de todos que decidiram mudar a história de Alagoas. “Estamos implantando a cultura da paz e este movimento é irreversível. Vamos trabalhar incansavelmente para poupar ainda mais vidas”, frisou o governador Teotonio Vilela Filho, agradecendo o apoio do governo federal na pessoa do ministro Cardozo. 

REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, elogiou, nesta quinta-feira, o trabalho do Governo do Estado no combate à violência. A declaração foi dada após o lançamento do programa Juventude Viva, em coletiva à imprensa ao lado do governador Teotonio Vilela Filho e dos ministros Luiza Bairros, da Política de Promoção da Igualdade Racial, e Brizola Neto, do Trabalho e do Emprego, e da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo. Eduardo Cardozo falou sobre a escolha de Alagoas como projeto piloto de vários programas. “Se não houvesse concordância do governador, não teríamos lançado o Brasil Mais Seguro aqui. A escolha foi determinada por critérios de violência e por haver uma parceria”, disse. “O governador assumiu o compromisso de abrir concursos públicos, o que fez, de criar a delegacia de homicídios, o que fez, de tratar da perícia. Algo que agora mostra resultados”. Segundo o ministro, a tendência é que os índices melhorem com o lançamento do Juventude Viva. “É um equívoco imaginarmos que a criminalidade tem uma única causa. Ela decorre de várias causas complexas que interagem entre si. A exclusão social é uma delas, assim como o tráfico de drogas, o racismo”, pontuou Eduardo Cardozo. “É aí que entram outros programas, como esse de proteção à juventude negra”, disse o ministro. Já Teotonio Vilela Filho destacou a importância do projeto piloto. “É uma honra para nós receber, mais uma vez, um programa tão importante em nível nacional. Sabemos que o plano de fundo da criminalidade é a questão social e é daí que vem nosso foco para que os jovens, em especial os negros, possam ocupar seu tempo de forma construtiva. É um elenco de ações muito importantes para médio e longo prazo”, expôs o governador.  O plano, que envolve oito ministérios, comporta um conjunto de 30 ações em áreas de inclusão social, como esporte, cultura, saúde, trabalho, educação e lazer.

 

JUVENTUDE VIVA

O governador Teotonio Vilela e quatro ministros de Estado lançaram a primeira etapa do Plano Nacional de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra, o Juventude Viva,  nesta quinta-feira, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Com investimentos de 70 milhões de reais por parte do governo federal e logística oferecida pelas oito secretarias estaduais envolvidas no Juventude Viva, inicialmente serão beneficiadas na primeira fase do Plano quatro cidades: Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e União dos Palmares. O Plano é uma parceria do Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência, da Secretaria de Promoção de Políticas da Igualdade Racial, do Ministério do Trabalho e Emprego, juntamente com oito secretarias de Estado do Governo de Alagoas.  As ações têm o objetivo de reduzir drasticamente os crimes contra a juventude negra que representam, atualmente, mais de 70% das vítimas, segundo dados recentes no mapa da violência no Estado. A cerimônia contou com a presença do ministro Gilberto Carvalho, Secretaria-Geral, que representou a presidenta Dilma Rousseff; do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; do Trabalho e Emprego, Brizola Neto; da ministra Luiza Bairros e da secretária nacional de Juventude, Severine Macedo. Além disso, estiveram presentes os prefeitos das quatro cidades alagoanas contempladas nesta primeira etapa do Plano, o vice-governador José Thomaz Nonô e autoridades dos governos federal, estadual e municipal. Após a solenidade de lançamento do Juventude Viva, o governador, os ministros, os secretários de Estado e demais autoridades assistiram à destruição de duas mil armas apreendidas nas ações do Programa Brasil Mais Seguro. 

 

GOVERNO PERTO DE VOCÊ

A população de Arapiraca terá a oportunidade de solicitar gratuitamente, neste sábado, a primeira e segunda via da carteira de identidade. A equipe do Instituto de Identificação participará do Programa Governo Perto de Você organizado pela Secretaria de Estado da Articulação Social, em parceria com outras secretarias e órgãos estaduais. A ação de cidadania, que prestará serviços públicos das oito às cinco da tarde, acontecerá na Escola Estadual Professor José Quintella Cavalcante, localizada à Avenida Ventura da Faria no bairro de Eldorado.  Segundo a diretora do Instituto de Identificação Madalena Cardoso, o atendimento será exclusivo para pessoas a partir de 12 anos e a previsão é que sejam expedidas 700 carteiras de identidade entre primeira e segunda vias. Ela explicou que os interessados em solicitar pela primeira vez o documento deverão comparecer ao local com comprovante de residência e registro de nascimento, original em bom estado de conservação e cópia legível.

 

 

AIDS FÓRUM

O aconselhamento das DSTs e HIV/Aids é um dos instrumentos utilizados para a quebra da cadeia de transmissão da doença. Para capacitar os profissionais acerca do acolhimento correto do paciente, a Secretaria de Estado da Saúde  realizou a oficina de Aconselhamento para Teste Rápido de DST/Aids nesta quinta-feira, no Hotel San Marino, na Ponta Verde. De acordo com a coordenadora estadual de DST/Aids, Fátima Rodrigues, a Atenção Básica é responsável pelo primeiro acesso ao serviço de acolhimento. “Os profissionais que atuam no Centro de Testagem e Acolhimento e nas Unidades Básicas de Saúde são responsáveis pelo primeiro contato com o paciente e são fundamentais no momento de acolher e informar”, explicou ela. Para isso, segundo Fátima Rodrigues, é necessário capacitar esses profissionais de Saúde para o procedimento correto em caso de resultado positivo ou negativo. 

 

 GOVERNO ÁGUA

 

Mais de 1.500 famílias estão tendo acesso à água em estado natural devido à liberação da primeira fase dos Sistemas Simples do Programa Água Doce, em treze municípios do semiárido alagoano. O Água Doce é um programa do Ministério do Meio Ambiente. E em Alagoas ele funciona em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, que gerencia três Unidades Demonstrativas do Programa, além dos 24 sistemas que agora estão em funcionamento primário. Comunidades difusas dos municípios de Girau do Ponciano, Traipu, Batalha, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Minador do Negrão, Senador Rui Palmeira, Dois Riachos, Poço das Trincheiras, Estrela de Alagoas, Piranhas, Major Izidoro e Igaci tiveram poços artesianos perfurados ou recuperados, e já fornecem água para consumo animal.

 

 

AGRICULTURA FAMILIAR

 

A Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas apresentou, nesta quinta-feira, os resultados parciais do projeto de Fortalecimento da Agricultura Periurbana no Litoral Norte, em Japaratinga. A reunião contou com a participação de representantes das instituições parceiras e teve o objetivo de prestação de contas quanto às atividades já desenvolvidas. O projeto tem como principal meta a dinamização do setor rural com o aproveitamento adequado das potencialidades do município na produção de alimentos e geração de excedentes comercializáveis. Segundo o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Desenvolve, Fábio Leão, a região do Litoral Norte do Estado foi escolhida pela sua forte rede hoteleira, o que possibilita maior procura pela demanda da agricultura familiar. “

 

 

GERENTES DAS CIRETRANS

 

A coordenadoria de Articulação Regional do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas realizou, nesta quinta-feira, uma reunião com os chefes e gerentes das Circunscrições Regionais de Trânsito, Ciretrans, no auditório da sede do órgão. O encontro serviu como acompanhamento de ações que estão sendo desenvolvidas e que têm como objetivo facilitar os serviços realizados pelas unidades do Detran. Durante a reunião, os chefes e gerentes dividiram algumas dificuldades que enfrentam no dia a dia. No entanto, algumas medidas estão sendo tomadas para padronizar o fluxo dos processos, principalmente de veículos, no intuito de agilizar os serviços prestados. A reunião serviu também para a realização de um workshop de segurança da informação, que foi ministrado pelo professor e especialista em redes, Gilberto Martins. Nos últimos dois anos, o Detran vem investindo tanto na capacitação dos servidores quanto na infraestrutura.

 

CASAL EM ARAPIRACA

A Companhia de Saneamento de Alagoas instalou mais um posto de atendimento em Arapiraca. Trata-se do posto situado na Central de Atendimento JÁ, localizada na Rua João Ribeiro Lima, 101, no Centro. A instalação foi concluída nesta quinta-feira e o atendimento ao público começa nesta sexta-feira. O expediente funciona das oito às duas da tarde. Além desse posto, a Casal possui uma loja de atendimento ao cliente na sede da Unidade de Negócio Agreste, na Rua Santo Antônio, 128, no Centro de Arapiraca.

 

INCLUSÃO DIGITAL

Além das diversas ações que serão levadas à população de Arapiraca neste sábado, pelo Programa Governo Perto de Você, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas estará presente na Escola Professor José Quintela Cavalcante, das oito às cinco da tarde, oferecendo cursos de informática. O curso vai acontecer na sala de informática da escola, que conta com 20 computadores, onde serão formadas quatro turmas. As aulas iniciam com introdução ao Windows, Word e Internet com inclusão nas redes sociais. As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas no local. A ação do Governo Perto de Você será coordenada pela Secretaria de Estado da Articulação Social, que pretende junto a outros órgãos governamentais expedir 700 carteiras de identidade, 450 registros de nascimento, 200 casamentos coletivos e 150 carteiras de trabalho, além de emissão de CPF.

 

 

 

ESCOLAS BRITÂNICAS

 

A Escola Estadual Romeu de Avelar, no Tabuleiro do Martins, em Maceió, sedia neste sábado, o Quarto Encontro de Jovens Líderes de Alagoas, que integram o Programa Inspiração Internacional. Uma iniciativa do Governo do Reino Unido, a ação foi criada com o intuito de desenvolver habilidades de liderança entre os jovens estudantes de escolas públicas, além de utilizar o poder do esporte, cultura e intercâmbios internacionais para transformar a vida de milhões de crianças e adolescentes de países em desenvolvimento. O evento, que acontece das nove às seis da tarde, reunirá 70 participantes entre instrutores e alunos de cinco escolas da rede pública estadual: Romeu de Avelar, Afrânio Lages, Théo Brandão, ambas de Maceió, e Humberto Mendes e Misael Gonçalves, de Palmeira dos Índios e Barra de São Miguel.

 

CONSELHEIROS ESCOLARES

 

Alunos pais de alunos, professores e funcionários de escolas da rede pública estadual eleitos para compor o conselho escolar foram empossados nesta quinta-feira, durante solenidade realizada no bairro do Jaraguá. A solenidade, que encerrou o período de posse dos novos conselheiros, também contou com representantes das Coordenadorias Regionais de Educação, do Conselho Estadual de Educação e da Universidade Federal de Alagoas. Os 2.666 novos conselheiros empossados fazem parte de escolas da rede pública pertencentes aos polos de Maceió e das Coordenadorias Regionais de Educação de São Miguel dos Campos, Viçosa, União dos Palmares, Porto Calvo e Rio Largo.

 

 

IMPRENSA OFICIAL

Nos 100 anos da Imprensa Oficial, pela primeira vez, sai do prelo o tão esperado livro que conta toda a trajetória dos atos e ofícios dos Governos que fizeram a história oficial de Alagoas, e os ilustres e desconhecidos personagens que fizeram com que as rotativas não parassem. Na noite da quarta-feira, no Museu Palácio Floriano Peixoto, cenário de tantos episódios políticos, a direção da Imprensa Oficial Graciliano Ramos lançou o livro Centenário da Imprensa Oficial de Alagoas, de autoria do jornalista Fernando Coelho. O evento também foi marcado por homenagens aos que ajudaram a construir a história da entidade.