fbpx

Cadernos do GEA n.8O 8˚ volume da série Cadernos do GEA traz um conjunto de estudos que trata da criação, objetivos e desafios do Observatório de Políticas de Ação Afirmativa do Sudeste (OPAAS). A iniciativa nasceu de um projeto apresentado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e posteriormente contou com a adesão de pesquisadores, estudantes e técnicos de universidades federais da região.

O OPAAS é fruto de longo trabalho acadêmico e político de docentes que se reúnem em torno da agenda de inclusão da população negra e de estudantes de escolas públicas nas instituições federais de educação superior. Os autores trazem em seus artigos análises sobre o contexto de implementação das políticas de ações afirmativas em diferentes universidades em vários estados que compõem a região.

A série Cadernos do GEA é um produto do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil, projeto realizado pela Flacso Brasil, com apoio da Fundação Ford e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Caderno pode ser acessado na biblioteca virtual da Flacso.