fbpx

Atualmente, o programa funciona em esfera estadual na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Centenas de mulheres foram às ruas do bairro Mocambinho para reivindicar políticas públicas que assegurem assistência plena à mulher. A fim de atender e proteger as mulheres, a vereadora Rosário Bezerra reforçou a necessidade de ampliação do Sistema de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS) em nível municipal.

Atualmente, o programa funciona em esfera estadual na Maternidade Dona Evangelina Rosa. A proposta da vereadora é de que o Serviço seja fortalecido em âmbito municipal em combate ao atual quadro de agressões à mulher em Teresina, conforme os dados do Mapa da Violência contra a Mulher de 2012, que mostra uma realidade ainda alarmante. A pesquisa apresenta um índice de 6,4 casos de agressão à mulher para cada 100 mil habitantes na capital.

“Precisamos intensificar mais ações de proteção às mulheres. Por isso, defendemos a ampliação do Serviço na capital para melhor assistir às vítimas de violência através de amparo médico e psicológico”, propõe a vereadora.

O SAMVVIS disponibiliza o acompanhamento sistemático e multiprofissional às vítimas de violência física e psicológica através de uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo e assistente social para atender as ocorrências. O atendimento pode ser solicitado a qualquer hora na Maternidade Dona Evangelina Rosa.