Por Marina Baldoni Amaral
“Considerando os meios de comunicação e a crescente literatura acadêmica sobre o assunto, a violência nas escolas se é um tema que tem chamado atenção. Cada vez mais se manifesta a ideia de que as escolas estão se convertendo em territórios propícios para a agressão e uma série de graves conflitos. Constantemente surgem notícias em diferentes partes do mundo sobre homicídios e uso de armas nas escolas, intensificando a percepção de que estas já não são um território protegido e respeitado”.
Intimidação e violência nas escolas brasileiras são o tema do artigo Brasil: intimidação e violência nas escolas, das pesquisadoras da Flacso Brasil Miriam Abramovay, coordenadora do programa de Estudos e Políticas sobre a Juventude, e Ana Paula da Silva. O texto, em espanhol, foi publicado na revista Organización y Gestión Educativa nº 4-2016 julio-agosto.
As autoras argumentam que a instituição educacional tem funcionado como centro de reprodução das desigualdades, o que contradiz a expectativa de que opera com o objetivo de ser mais democrática e inclusiva.
Confira o artigo completo aqui.
Comentários