fbpx

Nas últimas semanas, Manaus foi surpreendida com uma onda de violência, com grande número de assassinatos – muitos são divulgados como confronto entre traficantes e acertos de contas. Mas outras vítimas são trabalhadores, taxistas, comerciantes que perdem a vida de forma brutal.

Em junho deste ano, assassinaram um taxista, após assalto no bairro Adrianópolis; agora em julho, foi no bairro Compensa. Já são sete taxistas mortos somente em 2012. No final de semana prolongado pelo Dia do Trabalhador, foram registrados 10 casos de homicídios. E num final de semana agora de junho, foram mais 16 pessoas mortas de forma violenta.

Esta semana, duas pessoas foram mortas no estacionamento do Pronto-Socorro 28 de Agosto, na frente de todo mundo! Uma barbaridade!

O Mapa da Violência 2012, elaborado pelos ministérios da Justiça e da Saúde, aponta que os homicídios em Manaus cresceram 91,6% em dez anos e Manaus está entre as cidades mais violentas do mundo!

O número de mortes aumentou, em comparação com os primeiros seis meses do ano passado, com 16% a mais de assassinatos. Em 2011, morreram 925 pessoas por causa violenta e de janeiro a junho deste ano, esse número já chega a 491.

O Programa Ronda nos Bairros foi implantado na Zona Norte. Estão implantando a ação também na Zona Leste e há promessa de implantarem em toda a cidade até o final do ano. Esperamos que ajude a diminuir a violência.

Enquanto isso, o povo está se protegendo, colocando cabines blindadas nos carros, no caso dos taxistas; mudando de endereço; colocando grades e cercas elétricas nas casas, onde viram prisioneiros dentro dos seus lares; e outros, armando-se para enfrentar os bandidos.

Muitos são os caminhos para a solução desse grave problema, mas uma maior presença das polícias nas ruas, no combate ao tráfico de drogas; e uma parceria mais ampla do Governo com a sociedade, com ações com a juventude, antes para prevenir, e depois para recuperar, farão a diferença.