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Alunos combinam no Facebook companhias para voltar da faculdade.
Três estudantes de publicidade e propaganda da UVV criaram o grupo.

Os alunos idealizadores do Carona A pé tiveram a ideia da logo e das postagens (Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta)

Os alunos idealizadores do Carona A pé tiveram a ideia da logo e das postagens (Foto: Carlos Alberto Silva/A Gazeta)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Por conta da insegurança pública, andar sozinho, principalmente à noite, causa preocupação em muitas pessoas na Grande Vitória. Para tentar driblar essa sensação de medo, em maio, três alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Vila Velha (UVV) criaram o projeto ‘Carona A Pé’.

A iniciativa surgiu durante um trabalho para a disciplina de Direção de Arte e está recebendo elogios de vários universitários. A divulgação do ‘Carona A Pé’ acontece, principalmente, por meio das redes sociais. Os universitários criaram um grupo no Facebook para que os alunos combinem entre eles os melhores horários para os encontros.

A ideia dos alunos Brian Robson, Laiza Barcellos e Natalia Rabello, que estudam na UVV, foi colocada na primeira semana de junho.”As pessoas gostaram bastante. Algumas chamam em mensagem privada; outras nos param na faculdade para elogiar”, conta Laiza.

 

Alunos do 'Carona A pé'  tiveram a ideia da logo e das postagens (Foto: Reprodução/Facebook)

Alunos do ‘Carona A pé’ tiveram a ideia da logo e
das postagens (Foto: Reprodução/Facebook) 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A jovem disse que, devido aos assaltos que ocorrem na região, o projeto vai ajudar as pessoas.

Cartazes
Além da internet, as divulgações acontecem pessoalmente, com distribuição de panfletos durante os intervalos.

Na local há pontos de encontros, nos quais foram colocados cartazes para demarcá-los. Os estudantes, além de criarem o projeto, também utilizam dele. “Eu e Brian fizemos uma postagem – porque voltamos juntos para a casa – para incentivar as pessoas, para que elas vejam que o projeto pode funcionar. Muitos alunos vivem na região”, diz.

O grupo possui dois pontos de encontro nas saídas da Universidade (Foto: Reprodução/Facebook)

O grupo possui dois pontos de encontro nas saídas
da Universidade (Foto: Reprodução/Facebook)


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O projeto
O trabalho surgiu de uma proposta da disciplina de Direção de Arte, que se chama Intervenções no Campus, com intuito de criação de ações colaborativas para melhorar o convívio entre professores, funcionários e alunos.

“O objetivo é resolver pequenos problemas do dia a dia, com ação colaborativa. Esse grupo pensou que a ideia seria uma forma de unir pessoas que estão indo para a mesma direção”, explicou Aparecida Torrecillas, professora que ministra a disciplina.

A professora destaca que, na turma, outros alunos também realizaram projetos de ação colaborativa.

Pega Bem Na Chuva
Grupo: Beethoven Belém, Luíza Nunes e Sérgio Stein
Descrição: Como uma forma de resolver a situação de falta de guarda-chuva em momentos de chuvas repentinas, nessa ação são propostos “guarda-chuvas comunitários” que são estrategicamente disponibilizados nas saídas dos prédios principais e que devem ser usados apenas dentro do campus. Assim, cada usuário pode usar um guarda-chuva no trajeto entre os prédios ou até a portaria e ali depositá-lo para uso de outras pessoas. Para suprir os pontos de apoio de guarda-chuvas, o grupo solicita sua doação por alunos, professores e funcionários.

Vai Que Sara
Grupo: Gilson Luiz, Paulo Falcão e Oberdan de Souza
Descrição: Caixa de primeiros socorros colaborativa – colocada em pontos estratégicos dos prédios –, em que alunos, professores e funcionários podem contribuir, abastecendo-a com band-aids, esparadrapos, analgésicos leves, termômetros, gaze, algodão, sal de frutas e outros. Todos podem usufruir desses recursos, assim como são estimulados a levar a ideia à frente, colaborando para que a caixa esteja sempre abastecida. Há uma recomendação para que não sejam colocados na caixa remédios controlados e que exijam receita médica.

Não Me Esqueça
Grupo: Antonio Agno, Yzamara Belo e Maria Luiza Dalla Picola
Descrição: Uma situação corriqueira nos laboratórios de informática é o esquecimento de pendrives nos computadores, gerando muita dor de cabeça para seus proprietários. Essa ação disponibiliza para os usuários dos laboratórios pequenas fichas (em caixinhas afixadas nas CPUs), preenchidas no início da aula com nome e matrícula do aluno e encaixada no teclado. Caso aconteça o esquecimento, outro aluno ou professor pode juntar a ficha identificadora e o pendrive e deixá-los no setor de apoio do prédio.

Hora do Intervalo
Grupo: Sérgio Lyra, Marcio Pina, Aline Rangel, Julia Magesk, Daniel Bueno e Emerson Calasans
Descrição: Para abrir espaço aos talentos especiais dos alunos, a ação propõe pequenas apresentações na hora do intervalo no Centro de Vivências do campus, que podem ser musicais, de teatro, performances artísticas, saraus de poesia, etc. O caráter colaborativo da ação se dá na continuidade das apresentações, que só acontecerá se cada aluno ou grupo indicar um novo para a próxima semana.