fbpx

Um trabalho realizado pelo sociólogo argentino Julio Jacobo Waiselfisz, apresenta uma nova edição do Mapa da Violência. Os dados atuais indicam um alerta sobre uma possível epidemia de violência no país, principalmente contra jovens e crianças. A pesquisa engloba os dados de 92 países, sendo que somente El Salvador, Venezuela e Guatemala apresentam taxas de homicídio maiores do que a do Brasil. No caso brasileiro a taxa é de 44,2 casos em cada 100 mil jovens com idade entre 15 e 19 anos.

 

Para o pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, esses dados mostram uma realidade triste para a América Latina, pois eles indicam que vivemos em sociedade violentas. Um dado positivo, segundo ele é na melhora da cobertura médica legal.

 

Hoje os dados da Organização Mundial de Saúde indicam que tempos um índice de 10% somente de casos em que os óbitos não são registrados, sendo que na década de 90 esse percentual era de 20%.

 

Foram registrados em 2011 no Brasil 7.155 casos de estupro entre 10,4 mil casos de violência sexual (que incluem assédio e atentado violento ao pudor), a maioria praticada pelos próprios pais (além de padrastos) contra as filhas de 10 a 14 anos; ou por conhecidos próximos (como amigo ou vizinho) no caso de meninas de 15 a 19 anos.

Você precisa se cadastrar para participar