fbpx

O número de atendimentos por violência física realizados nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) em três cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) foi um dos maiores do país. A lista relaciona os 70 municípios que mais registraram casos de violência contra jovens de até 19 anos.

Os dados coletados são do Mapa da Violência 2012 – Crianças e Adolescentes do Brasil, que relaciona os casos registrados em 2011. A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela Flacso Brasil.

Entre as cidades da RMC, a cidade de Hortolândia registrou uma taxa de 46,3 casos de violência sexual em cada grupo de 100 mil crianças e adolescentes, ficando na 43ª posição. As crianças com até um ano foram as principais vítimas de crimes sexuais. Já a cidade de Campinas ficou em 51º lugar, com taxa de 43,5. Com 289,9 mil crianças e jovens, o município realizou 124 atendimentos no SUS.

Em uma segunda listagem, Valinhos foi a única cidade da RMC que entrou na lista de violência com menos gravidade. Na 56ª posição, o município registrou uma taxa de 78,5, com 22 casos no ano passado para uma população de 28 mil crianças e jovens.

A pesquisa levou em consideração a base de dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) do Ministério da Saúde, programa onde são registrados as notificações e as investigações de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória.


Você precisa se cadastrar para participar