Por Marina Baldoni Amaral
A VII Conferência Latino-Americana e Caribenha de Ciências Sociais vai acontecer entre os dias 9 e 13 de novembro em Medellín, na Colômbia. O tema dessa edição é Transformações democráticas, justiça social e processos de paz, e vai contar com a participação de lideranças políticas regionais como o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, e o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera.
Organizada pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e instituições associadas, a conferência acontece a cada três anos e é considerada um dos maiores eventos acadêmicos de pesquisa em Ciências Sociais e Humanidades, reunindo milhares de pesquisadores e pesquisadoras durante cinco dias para debater e propor alternativas a problemas sociais nos países da região.
A Flacso Brasil também vai entrar nesse diálogo, participando de mais de dez atividades. A professora Laura Tavares apresenta, no dia dez de novembro, a oficina Um balanço da política social diante do desafio de superação da desigualdade na América Latina. No dia 12, a diretora, Salete Sirlei Valesan Camba, vai moderar a mesa Paz, cultura e comunicação, do eixo Culturas de Paz e Políticas de Memória. No dia 13, ela participa do painel A nova agenda dos Direitos Humanos na América Latina e no Caribe, do eixo Violência, Segurança e direitos Humanos. Kathia Dudyk, coordenadora de projetos, vai moderar o painel Educação, Direitos e Desigualdades, do eixo Educação, Igualdade e Transformação Social.
Durante a conferência também será realizada a XXV Assembleia Geral do Clacso, organização internacional não-governamental que reúne 430 centros de pesquisa e mais de 700 programas de pós-graduação em Ciências Sociais e Humanidades na América Latina, Caribe, Estados Unidos e Europa.
Com o objetivo de promover e consolidar o diálogo Sul-Sul, a conferência tem inscrição gratuita e é aberta a todos os interessados e interessadas, sejam ou não integrantes das instituições que formam a rede Clacso. Para participar, é preciso preencher e enviar o formulário online.
Saiba mais e confira a programação completa no site da conferência.
Comentários