Entre os municípios com mais de 15 mil habitantes, com maiores taxas de óbitos em acidente de trânsito, Aracaju aparece com 278 óbitos, de acordo com dados do Mapa da Violência divulgado pelo Ministério da Saúde relativo a 2010[dados preliminares].
No total, o Estado de Sergipe registrou 631 mortes por acidente de trânsito. Os dados divergem dos apresentados pela Superintendência Municipal de Transporte de Trânsito (SMTT). Segundo o diretor de trânsito major Paulo Paiva, foram registrados em 2010 em Aracaju, 81 mortes.
De acordo com major Paiva, a SMTT tem estatísticas consolidadas com números do Instituto Médico Legal (IML) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Esse número divulgado pelo Ministério da Saúde está muito alto.
Major Paiva: “Os nossos dados mostram 81 mortes em 2010” |
Pelos dados que temos na SMTT, foram 92 óbitos por acidente de trânsito em Aracaju em 2009. Em 2010 foram 81 mortes, entre elas, dois condutores, 32 motociclistas, 11 ciclistas, 22 pedestres e dois não identificados. Em 2011, esse número caiu para 75 óbitos”, garante.
“A maioria das mortes é principalmente por conta da imprudência, mas os números estão caindo em Aracaju, fruto de um trabalho educativo, fiscalizador e punitivo”, acredita major Paiva.
No Estado de Sergipe, segundo os dados do Mapa da Violência, depois de Aracaju, os municípios que mais registraram acidentes com mortes foram Estância [36 óbitos], Lagarto [22 mortes], Itabaiana [20] e Nossa Senhora do Socorro [20].
Por Aldaci de Souza
Comentários