
A Flacso Brasil realiza hoje a Oficina de Introdução à Social Network Analysis: explorando os seus usos em políticas públicas e processos de governança socioambiental. A oficina é voltada a pesquisadores da área das ciências sociais interessados em explorar aplicações da Social Network Analysis em suas investigações.
A proposta é apresentar os fundamentos da teoria de redes sociais, que parte da ideia de que os indivíduos não atuam de forma isolada, mas têm seus comportamentos influenciados pelas estruturas de interações e relações sociais às quais pertencem.
Com base em ferramentas de Social Network Analysis (SNA), a oficina busca demonstrar como identificar atores mais influentes em grupos sociais específicos, compreender padrões de relacionamentos e analisar como a informação circula nas redes.
A metodologia tem sido aplicada em diversas áreas, como saúde pública, sociologia, bioinformática, psicologia social, economia e governança ambiental, revelando-se estratégica para interpretar dinâmicas sociais e apoiar a formulação de políticas públicas.
Comentários