
A diretora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Rita Potyguara, participa do Colóquio Pan-Amazônico de Povos e Comunidades Tradicionais em Tempos de Ameaças aos Territórios, realizado entre os dias 21 e 24 de agosto, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus.
O evento reúne representantes de movimentos sociais, associações comunitárias, entidades sindicais, organizações da sociedade civil, professores e pesquisadores de instituições de ensino superior da Amazônia Legal e de países que compõem a Pan-Amazônia (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, as Guianas, Peru, Suriname e Venezuela). O objetivo é debater os desafios e as estratégias de resistência das comunidades tradicionais diante das crescentes ameaças aos seus territórios.
“Embora as ameaças aos territórios e as vidas sejam uma constante no tempo, o evento é um chamado à academia e aos saberes e conhecimentos do povos e comunidades tradicionais para a busca de entendimentos comuns e ocupação de espaços, como as universidades, para a discussão dos problemas e compartilhamento de soluções para o enfrentando às ameaças e violências sofridas pelos grupos que mais protegem, tais como os povos indígenas e outros povos e comunidades tradicionais”, explicou a diretora da Flacso Brasil.
Realizado em parceria com o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA), universidades e movimentos sociais, o colóquio busca fortalecer a articulação entre diferentes formas político-organizativas e identidades coletivas da região. A presença da Flacso Brasil, por meio de sua diretora, reafirma o compromisso da instituição com a produção de conhecimento crítico e com a defesa dos direitos da natureza, dos povos e comunidades tradicionais, especialmente os dedicados à promoção da justiça socioambiental e climática.
Comentários