A pesquisadora Miriam Abramovay, coordenadora da área de Juventude, Educação e Gênero da Flacso Brasil, participou de mais uma edição da série de debates sobre Violência Escolar. A coordenadora foi a convidada do NEVIDH em Pauta, promovido pelo Núcleo de Estudos em Políticas de Drogas, Violência e Direitos Humanos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Miriam trouxe reflexões sobre os efeitos das ameaças virtuais no cotidiano das instituições de ensino.
Durante sua fala, a pesquisadora destacou como a circulação de ameaças nas redes impacta diretamente a confiança da comunidade escolar. “Nós não imaginamos o número de ameaças que há pela internet e como isso cria um clima de um não crédito às escolas. Quando você tem ameaças, quando você se sente vulnerável, você passa a não acreditar na instituição”, afirmou.
A série, que contou também com a participação da professora Eleonora Figueiredo, do Programa de Juventudes da Flacso Brasil, contribuiu com o debate ao apontar a necessidade de mudanças estruturais no sistema escolar, reforçando que a resposta à violência não deve ser a militarização das escolas.
“A população quer uma resposta mais imediatista. E quais são essas respostas? Gradeamento das escolas, militarização e policiamento. Executar um plano de ação nas escolas é difícil e demorado. Esse plano requer uma mudança no sistema e um novo olhar da educação para as instituições escolares”, afirmou a professora.
Assista o episódio completo nos canais oficiais do (NEVIDH). HIPERLINK https://linktr.ee/nevidh.ufjf?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAac5kS6MIC8jJ6FMlW9pAo9hUa4qLSWqBjji3KVqpcGfOOMKZqyDmvfClr986A_aem_P2Ecj02w3UYqVoUirr31zw
Comentários