fbpx

A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) participou, entre os dias 21 e 23 de maio, do evento Tecendo Elos, promovido pela Porticus (@porticusglobal), em Manaus (AM). A instituição foi representada por Renata Montechiare, coordenadora do Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade, iniciativa da Flacso Brasil voltada para a produção de conhecimento e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à cultura e às diversidades étnico-raciais, territoriais e socioculturais.

 

O encontro reuniu delegações do Brasil, Colômbia e Peru, formadas por representantes de organizações parceiras da Porticus que atuam na região amazônica em áreas estratégicas como educação, justiça climática, comunidades de fé e direitos humanos. O objetivo da iniciativa é promover a integração entre iniciativas, fortalecer redes de cooperação regional e refletir sobre os desafios contemporâneos dos territórios da Amazônia.

 

O convidado de honra foi o xamã e líder indígena Davi Kopenawa, que compartilhou reflexões sobre a luta histórica dos Yanomami contra o garimpo ilegal e os impactos da invasão de seus territórios. Kopenawa também falou sobre o livro A Queda do Céu (2015), escrito em parceria com o antropólogo Bruce Albert, obra considerada um marco na defesa dos direitos dos povos originários e na denúncia das violências cometidas contra eles.