No próximo dia 13 de junho de 2025, Brasília recebe uma das etapas do 10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Iniciativa do Arquivo Nacional com correalização da Flacso Brasil, o evento celebra a preservação audiovisual e convida o público a refletir sobre memória, meio ambiente e justiça social, por meio de exibições e rodas de conversa sobre temas urgentes do país, como os conflitos por terra e os desastres ambientais.
A sessão do próximo dia 13/06 será realizada no auditório da Dataprev, a partir das 14h, com entrada gratuita. Com o tema “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, a edição deste ano do festival encara o desafio de ampliar sua presença em todo o país, com ações nas cinco regiões do Brasil, formando um grande circuito nacional.
A programação em Brasília inclui a exibição dos filmes “Terras Brasileiras”, que trata da disputa por terras no Mato Grosso do Sul entre indígenas e produtores rurais, e “Vidas Barradas. 5 anos depois”, que retoma os impactos do rompimento da barragem de Brumadinho. Também haverá rodas de conversa com a presença dos/das produtores/as e diretores/as dos filmes e comentários da Prof.ª Dr.ª Renata Melo (ANPUH-DF).
No dia 17 de junho será realizado o encerramento do festival, com a presença da diretora da FLACSO Brasil, Rita Potyguara, além de representantes do governo, patrocinadores e instituições parceiras envolvidas na realização do evento. A atividade acontece no auditório da Dataprev, em Brasília, após a Premiação da Mostra Acervos, que terá início às 18h.
Ao integrar a correalização do Festival, a FLACSO Brasil reafirma seu compromisso com a promoção da justiça socioambiental, da preservação da memória coletiva e da valorização dos saberes dos povos tradicionais. Trata-se de mais uma ação que fortalece os vínculos entre educação, cultura e transformação social.
Saiba mais: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/sites_eventos/arquivo-em-cartaz
Comentários