A Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso no Brasil) reafirmou seu compromisso com a promoção dos direitos dos povos indígenas ao apoiar a realização das atividades do Acampamento Terra Livre, ocorrido nos dias 7 a 11 de abril de 2025 em Brasília. Com o tema “APIB somos todos nós: em defesa da Constituição e da vida”, o evento celebrou os 20 anos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e fortalece a luta por direitos, território e justiça climática.
A Flacso, uma das instituições parceiras da APIB, apoiou as atividades do evento por meio dos seus programas Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas e Povos Indígenas, Populações Negras e Comunidades Tradicionais. O primeiro contribuiu com a Comissão de Relatoria, composta por relatores voluntários convidados pela APIB; com a realização de oficinas; planejamento de instrumentais e o acompanhamento dos voluntários durante o ATL, que registraram os trabalhos das tendas central e regionais, ofereceu suporte na organização das atividades para as crianças indígenas na tenda CAFI Parentinho da COIAB, proporcionando um ambiente acolhedor e atividades lúdico-educativas para as crianças indígenas. A instituição apoiará ainda a elaboração da revista do ATL.
Além disso, a Flacso, por meio do Programa Povos Indígenas, Populações Negras e Comunidades Tradicionais, apoiou a realização das atividades voltadas para a área da educação e da cultura e suas insecções com as agendas do clima, promovidas pelo Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI). Foram realizados debates, apresentações culturais, rodas de diálogos sobre as políticas educacionais, culturais e da justiça climática que visam a garantia dos direitos coletivos indígenas e a busca do bem viver para todos no planeta.
Por fim, a edição de 2025 do ATL foi encerrada com a divulgação de uma carta final que reivindica a continuidade das demarcações e a revogação do marco temporal.
- Imagem: Bárbara Nonato
- Imagem: Tiago Kirixi
- Imagem: Tiago Kirixi
- Imagem: Tiago Kirixi
Leia a carta final do ATL 2025 na íntegra: A resposta somos nós – vinte anos de APIB e a emergência climática
Comentários