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Está disponibilizada a revista que documenta os debates, propostas e encaminhamentos do Encontro Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) 2024, realizado entre 16 e 18 de dezembro em Brasília. O evento reuniu 215 participantes, incluindo representantes de 70 povos indígenas de 21 estados brasileiros, além de parceiros institucionais, consolidando-se como um espaço para o fortalecimento da educação escolar indígena no Brasil.

A publicação apresenta um panorama dos principais temas discutidos no encontro, como a necessidade de infraestrutura, formação de professores indígenas adequados e produção de materiais didáticos específicos. Na revista estão presentes também iniciativas estratégicas, como a mobilização para a criação da Universidade Indígena (UNIND), a participação indígena na COP30 e a luta pela implementação da Lei nº 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas. Outro ponto de destaque é a criação do Instituto Plurinacional dos Pesquisadores e Pesquisadoras Indígenas (IPPEI), um marco histórico para a valorização do protagonismo indígena na academia.

O documento final do encontro também reforça a importância da participação ativa das lideranças indígenas no Acampamento Terra Livre (ATL) 2025 e a necessidade de maior diálogo com órgãos governamentais para garantir políticas públicas efetivas para a educação indígena. A relatoria do evento e a organização da revista final do encontro foi realizada com apoio da equipe do Programa Cidadania, Participação Social e Políticas Públicas, sob a Coordenação Geral do FNEEI. A publicação está disponível para consulta e serve como referência para pesquisadores, educadores e lideranças indígenas na construção de um sistema educacional mais inclusivo e representativo.

Acesse a publicação na íntegra.