O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) com o apoio da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), lançaram a “Revista Caravana Participa Parente!”. Com o objetivo de consolidar a retomada do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), interrompido em 2019, o material é fruto dos encontros e da interlocução de diferentes povos sobre as políticas indigenistas realizadas pela “Caravana Participa, Parente”, em que foram eleitos/validados os 27 representantes indígenas para integrar o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), assegurando a representatividade dos povos de todas as regiões do país.
A Flacso Brasil atuou durante o processo de construção da metodologia, relatoria nos encontros e sistematização de resultados, por meio da organização da publicação.
Participação indígena
O CNPI (Conselho Nacional de Política Indigenista) foi retomado em abril de 2024 e é uma das ações do MPI para valorizar a participação democrática indígena na elaboração, acompanhamento, monitoramento e deliberação para a implementação de políticas públicas destinadas aos mais de 305 povos que habitam o Brasil.
Devido a paralisação de cerca de 35 conselhos sociais do governo federal que integravam a Política Nacional de Participação Social (PNPS), o CNPI foi interrompido em 2019 e, desde então, estava com suas atividades suspensas.
Acesse a revista completa: Caravana Participa Parente_2024
Comentários