“Hoje, há uma uniformização da educação e uma unificação que desconhece as diferenças de partida, isso aprofunda as desigualdades. A escola e as comunidades precisam dialogar”, afirmou André Lázaro, membro do Conselho Acadêmico da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e Diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana, na aula magna “Dilemas da Educação no Brasil e na América Latina”, que aconteceu na última terça-feira (12), de forma online.
A aula inaugurou o início do ano acadêmico da maestria Estado, Gobierno y Políticas Públicas e contou com a presença da secretária geral do Sistema Flacso, Josette Altmann, e da diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara. A secretária Dra. Altamann, estava em visita ao Brasil e à sede da Flacso, em Brasília, e quis estar presente no momento que inaugurou o ano acadêmico da Flacso Brasil.
“Falar de Flacso é falar sobre América Latina e Caribe. A Flacso é um dos centros de pensamentos mais importantes do mundo e, não somente isso, nós pensamos e realizamos, fazemos, construímos e isso é muito importante. A educação é o elemento principal para o desenvolvimento e o bem-estar de todos os povos da América Latina e Caribe e nós somos um aliado estratégico do governo para a construção de políticas públicas”, destacou a Dra. Altmann.
Estado, Gobierno y Políticas Públicas
A maestría Estado, Gobierno y Políticas Públicas busca formar pesquisadores de excelência na área das políticas públicas latino-americanas, além de dar visibilidade à pluralidade do campo social brasileiro em suas dimensões culturais, de gênero, raciais e regionais, a fim de nortear a pesquisa, análise e produção de políticas públicas inovadoras capazes de enfrentar os desafios do Brasil contemporâneo.
A nova turma de 2024, que teve início com a aula magna, reúne 31 pesquisadores que passaram por seleção rigorosa para adentrar a formação em pesquisa da maestria
Na seleção dessa turma, contaram-se 44 inscritos para a seleção de mestrado. A formação das novas mestras e mestres iniciou em março de 2024 e irá até agosto de 2026 com a realização de pesquisas científicas realizadas pelos pesquisadores e avaliação dessas perante banca examinadora de doutores na área das ciências políticas e políticas públicas.
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