fbpx

Sob o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a 4° Conferência Nacional de Cultura (CNC) concluiu mais uma edição neste ano de 2024, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O objetivo do evento foi construir e aprovar propostas de políticas públicas que vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que norteiam o Ministério da Cultura na próxima década.

O destaque da Conferência deste ano foi o retorno da participação social nas políticas públicas sobre cultura e a importância de construir procedimentos que considerem a diversidade cultural brasileira para os próximos dez anos.    

A 4ª CNC foi realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e co -realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, contou com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).

Flacso Brasil é uma das apoiadoras oficiais da 4º Conferência Nacional de Cultura.

 

A cultura está viva!

A cerimônia de abertura, que aconteceu na noite da segunda-feira (4), contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Margareth Menezes, ministra da cultura e diversas autoridades, entre elas, a diretora da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil), Rita Potyguara.

“A cultura é o mote de diversas atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnica da Flacso Brasil. Reconhecer e apoiar este setor e as políticas públicas para o seu fortalecimento  é um compromisso da nossa instituição. A Conferência Nacional de Cultura é a retomada da participação de diferentes setores da sociedade que atuam nessa área para que possam avaliar, bem como apresentar propostas para as políticas culturais brasileiras, diz Rita Potyguara.

Diretora da Flacso Brasil marcou presença na abertura da 4º Conferência Nacional de Cultura.

A programação da 4º Conferência, que iniciou no dia 4 de março, se estendeu até a sexta-feira (8) e contou com atividades que promoveram debates organizados em eixos temáticos sobre os diversos setores que envolvem a cultura no Brasil. Além disso, atrações culturais também fizeram parte da programação gratuita do evento. De acordo com a organização da Conferência, cerca de 4 mil pessoas participaram do evento.