fbpx

Nesta quarta-feira (25), a diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, participou do X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância: políticas públicas para um Brasil de infâncias plurais, em Brasília. O evento reuniu mais de 2000 pessoas entre professores, estudiosos, profissionais e pessoas da sociedade civil que atuam com o tema no Brasil e no mundo.

A diretora Rita participou do segundo painel do Simpósio que trouxe como tema “Conexões entre a alfabetização e a educação infantil”. A mesa abordou as políticas públicas de educação infantil e sua relação com o processo de alfabetização levando em consideração as diversidades de contextos e as múltiplas infâncias brasileiras. 

Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara, participa do X Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. Foto: Pedro França

Em sua fala, a diretora convidou todas as pessoas e instituições a “cuidarem das crianças crianças indígenas, uma vez que elas ajudam a segurar o céu”, em alusão ao pensamento do Xamã David Kopenawa, no livro “A queda Céu” (2015). Ressaltou ainda, “a necessidade da oferta de políticas públicas para as infâncias indígenas assentadas na pertinência sociocultural, linguística, na promoção da oralidade, da ludicidade, dentre outros aspectos importantes para os processos de educação e de cuidados”.      

Participaram também do segundo painel, Kátia Helena Schweickardt, Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação e professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) ; Nadine Gaab, professora adjunta de educação na Escola Superior de Educação da Universidade de Harvard e Claudia Costin, presidente do Instituto Singularidades, que esteve na mediação da mesa.

Infâncias brasileiras

O Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é organizado pelo Núcleo Ciência pela Infância, coalizão que reúne 6 organizações: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal,  Fundação Bernard Van Leer, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, Insper e Porticus.

A primeira edição do evento ocorreu no ano de 2011 e, desde então, já mobilizou mais de 20 mil participantes em diferentes capitais brasileiras. O Simpósio é norteado pelo conhecimento científico e aborda temas relevantes sobre o desenvolvimento da primeira infância.

Evento aconteceu em Brasília e reuniu mais de 2000 pessoas.  Foto: Pedro França