fbpx

 

Aconteceu ontem (15/12), em Brasília, a 310° Assembleia do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Conanda). A atividade foi conduzida pelo Presidente do Conanda, Diego Alves. Assembleia aconteceu com as parcerias da Flacso Brasil, por meio do Comitê de Participação de Adolescentes, além da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). A realização do evento foi feita pelo Conanda e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

A mesa de abertura teve a participação da Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara. Na sua fala, Rita destacou o compromisso da Faculdade em atuar conjuntamente com vários atores para garantir os direitos das crianças e adolescentes.  “Queremos reafirmar o compromisso da Flacso em colaborar com o governo e com a sociedade civil para as lutas, questões e problemáticas que envolvem os direitos e participação das crianças e adolescentes”, disse a gestora da Flacso. A Diretora ainda ressaltou a participação e governança executada por adolescentes como necessária para reconhecer os direitos legítimos destes.

Os adolescentes se posicionaram durante a cerimônia e apontaram suas principais preocupações e anseios. “O protagonismo e a participação são necessários para que possamos mudar a realidade de nossas crianças e adolescentes brasileiras”, disse Ramon Lima, representante do Amazonas no CPA.

Safira Rosa, quilombola Kalunga da comunidade Vão de Alma e representante de Goiás no CPA seguiu a fala de seu colega e reforçou: “foi por muita luta que chegamos até aqui. Estamos aqui para lutar pela crianças e adolescentes desse país”.

O Presidente da Conanda aproveitou e reconheceu o posicionamento dos participantes adolescentes: “se a gente está falando de adolescente, eles devem estar aqui, com sua voz e protagonismo. O CPA nos levará mais adiante, com mais direitos e com mais participação”, disse durante a Assembleia.

A mesa ainda teve a participação de Daniela Martins, representando a secretária nacional adjunta dos direitos da criança e do adolescente; Telma Silva, Gerente de Projetos da OEI; Antônio Lacerda, representando o Fórum Nacional do Direito da Criança de Adolescentes; além dos conselheiros da sociedade civil e do governo. O evento ainda contou com a presença dos acompanhantes dos adolescentes, que estavam presentes ouvindo as discussões e deliberações.

Veja a 310° Assembleia do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e dos Adolescentes completa pelo YouTube: https://www.youtube.com/@CONANDAonline