fbpx

Maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3 convida a superar desafios na gestão do patrimônio da União

Estão abertas as inscrições para o Hackathon Web3 – Tokenização do Patrimônio da União, uma maratona sobre educação e construção de soluções blockchain na Web3 para os desafios da administração pública na gestão do patrimônio da União. O evento é gratuito e aberto a todos, e acontece entre os dias 17 de novembro e 15 de dezembro, com distribuição de 150 mil reais em prêmios. A pré-inscrição já está aberta pelo link https://bit.ly/HackathonWeb3Brasil.

Durante o período de inscrições, que vai de 17 de novembro a 2 de dezembro, serão realizados workshops de conteúdo e de programação. Na fase seguinte do hackathon, os participantes contarão com suporte contínuo para o desenvolvimento de suas soluções e para tirarem dúvidas. É uma oportunidade única de aprender e criar a partir da colaboração de diferentes agentes e pontos de vista. A atividade culminará com a apresentação das soluções até o dia 11 de dezembro, e a premiação de projetos no dia 15 de dezembro.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério da Economia responsável pela gestão do patrimônio da União, o Serpro, maior empresa pública para soluções em tecnologia do governo, e a Escola Nacional de Administração Pública – Enap, seguindo suas iniciativas pioneiras para a transformação digital dos seus processos de gestão e de relação com cidadãos. As entidades uniram expertise com outros parceiros, a Flacso e a Fundação Celo, para a realização dessa primeira atividade educacional colaborativa em Web3 entre membros da administração pública e da sociedade civil. O objetivo do Hackathon Web3 – Tokenização do Patrimônio da União é fomentar a educação sobre o tema da Web3, e estimular a co-criação de soluções para desafios da administração pública federal.

O tema principal do hackathon envolve a tokenização de ativos da União em blockchain, e casos de uso relacionados as seguintes atribuições legais da SPU, e definidas pela entidade:

Problema 1: Caracterização e Incorporação
Registro de Imóveis, Matrículas e Cadeia Dominial
Emissão de Títulos com Força de Escritura Pública
Problema 2: Destinação dos Bens da União
Cessão de Uso (Locação, Arrendamento, Inscrição de Ocupação e Comodato),
Preservação Ambiental (Crédito de Carbono, Reserva Legal, Recuperação Ambiental);
Venda (Leilão, Venda Direta); e
Fundo de Investimento Imobiliário
Problema 3: Gestão de Contratos
Gestão, Compliance e Fiscalização

Indicação

Este desafio é aberto ao público e destinado a qualquer indivíduo que se interessa por contribuir com a resolução de problemas do mundo real através da tecnologia Web3. Encorajamos fortemente a participação de indivíduos com diferentes expertises no desafio – programadores, advogados, engenheiros, cartógrafos, indústria financeira. Este é um desafio para participação em equipe de no mínimo duas pessoas. A inscrição é pessoal, e será oportunizado momento durante o desafio para a formação de equipes.

AGENDA

Confira a agenda do evento:
16/11 a 02/12: período de inscrições
21/11 a 01/12: sessões de workshop online
03/12: cerimônia de abertura
03/12 a 11/12: Hackathon Web3 – Tokenização do Patrimônio da União
11/12: entrega dos projetos
12/12 a 14/12: avaliação do projetos
15/12: cerimônia de encerramento