fbpx

Aconteceu nos dias 14 e 15/11, em Montevideo, no Uruguai, a reunião do Comitê Diretivo (CD) do Sistema Flacso. A agenda foi realizada no Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel e teve o objetivo de ser um espaço para discutir e deliberar sobre normativas e avanços do Sistema. A Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara; a Coordenadora Administrativa, Flávia Marins; e a Secretária Acadêmica, Marcelle Tenório, participaram da reunião, que aconteceu de forma híbrida: virtual e presencial.

Na manhã do primeiro dia (14/11), houve a deliberação dos participantes da reunião sobre a aprovação da especialização em Cultura e Educação, coordenada por Renata Montechiare, do Programa Estudos e Políticas de Cultura e Diversidade da Flacso Brasil. A especialização foi aprovada para continuidade da oferta de vagas para os próximos cinco anos.

“Para nós, da Flacso Brasil, é uma oportunidade de compartilhamento das experiências e atividades que temos alcançado no desenvolvimento de nossas atividades acadêmicas e de cooperação técnica”, disse a Diretora da Flacso Brasil, Rita Potyguara.

O segundo dia foi dedicado à oficina e atividades de balanço das Unidades Acadêmicas. Os diretores debateram a criação de um diplomado sobre migrações com a participação de várias unidades na gestão do curso. A iniciativa foi bem avaliada pela necessidade de construções de agendas conjuntas. As Flacsos Chile, Argentina, Brasil, Guatemala, Equador, México e Uruguai elogiaram a proposta.

“Nossa participação da reunião serve para pensarmos e mostrarmos como a Flacso Brasil se apresenta e colabora para a conformação do Sistema Flacso a partir das nossas especificidades brasileiras”, ressaltou a Diretora Rita. Ao falar do funcionamento das unidades acadêmicas, Rita comentou sobre experiências com “altas probabilidades de serem replicas, desde que sejam adaptadas ao contexto das unidades, programas e projetos dos países”, finalizou.

Os gestores também avaliaram as variantes do Informe Regional produzido pelo sistema Flacso. As lideranças dentro do Comitê Diretivo (CD) fizeram acrescimentos e mudanças na organização dos dados sobre os avanços das unidades acadêmicas que serão apresentados ao público e governos.

“Poder escutar vocês me faz ter noção que as atividades do Sistema Flacso não acontecem de forma isolada”, comentou Roberto Lopez, Diretor da Flacso El Salvador. O Diretor da Unidade Acadêmica foi recentemente empossado e estava presente na modalidade virtual.

“Temos uma excelente equipe na Flacso e precisamos fortalecer nossa articulação para incidir nos debates regionais de forma mais intensa”, destacou Valentina Delich, Diretora da Flacso Argentina e atual presidente do Comitê Diretivo.

A reunião finalizou na tarde de ontem (15/11). Os diretores se juntarão às suas equipes das Unidades Acadêmicas para fortalecimento do campo das Ciências Sociais no V Congresso Latino-Americano e Caribenho de Ciências Sociais. As atividades da agenda em Montevideo, no Uruguai, iniciam hoje (16) e vão até sexta-feira (18/11). Para mais informações, acesse: https://flacso2022.uy/pt/home/

CRÉDITOS (imagens): Felipe Neumann – Flacso Chile