fbpx

Professores relatam aumento nos conflitos, indisciplina e brigas entre estudantes. Pesquisadoras ouvidas por ‘CartaCapital’ defendem acolhimento como estratégia para superá-los

Por Ana Luiza Basilio | 08.05.2022

[…]

A importância do acolhimento por parte das escolas
Para pesquisadoras ouvidas por CartaCapital, os problemas enfrentados pelas escolas têm a ver com a própria organização escolar, que se manteve inalterada – e, agora, contrasta ainda mais fortemente com o momento vivido pelos estudantes e seus profissionais. A defesa é a de que as escolas deveriam privilegiar o acolhimento.

“Ao longo da pandemia, se criou uma expectativa de que a escola voltasse em outro modelo, mais acolhedora, repensando a sua forma de ser, ensinar. Só que elas não só não mudaram como se apresentam completamente aflitas com o fato de crianças, adolescentes e jovens terem perdido esses anos de escolaridade”, avalia a socióloga, pesquisadora e coordenadora da área de Estudos sobre Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, Miriam Abramovay. “Muitas [escolas] se colocaram diante disso com tal afã que estão deixando de lado temas essenciais como o acolhimento.”.

Leia a matéria completa na Carta Capital.