fbpx

Lidar com adolescentes e jovens exige uma revisão permanente de conceitos, categorias e formulações, na perspectiva de potencializar os processos educativos a fim de mudar o clima escolar e as relações sociais nas escolas.

Pensando nisso, o curso de Aperfeiçoamento em Juventudes, espaço escolar e violências: uma proposta de intervenção social tem como objetivo promover a reflexão e novas práticas a partir de abordagens interdisciplinares, buscando fundamentos teóricos, éticos e práticos quanto aos direitos e à construção da cidadania para uma melhor compreensão do universo juvenil e da escola. 

A formação, realizada Flacso Brasil em cooperação com a Unesco e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), sob a coordenação acadêmica de Miriam Abramovay, pretende fornecer instrumentos e ferramentas conceituais, teóricas e práticas que permitam discutir as juventudes e as violências, a participação dos jovens no contexto atual, as violências e convivência escolar, analisando efeitos e sua vinculação com a participação e a formação cidadã.

O curso faz parte de ações voltadas à formação continuada de graduandos, graduados, profissionais da educação, da área social e/ou da sociedade civil organizada; pesquisadores; gestores em políticas públicas; ativistas e militantes de organizações, movimentos sociais, partidos políticos, e demais interessados no tema, sendo um convite para pensar, propor e executar novos modelos de escola. 

O curso será a distância, via internet, através da Plataforma de Educação Virtual da Flacso Brasil. A abertura e o fechamento do curso serão síncronos e as aulas e atividades, assíncronas, de modo que os estudantes possam acessar aulas, tarefas, vídeos, textos e demais materiais nas datas e horários de acordo com a sua disponibilidade, dentro do cronograma previsto. Os cursistas serão acompanhados pelo tutor e pela coordenação acadêmica.

As aulas terão início em março de 2022 e encerramento previsto para setembro de 2022, prazo final para entrega do trabalho de conclusão do curso.

Inscrições e mais informações: https://flacso.org.br/?page_id=24091