fbpx
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

A Flacso Brasil lança publicação que aborda as relações entre artes visuais e educação por um olhar afrocentrado. O Caderno Número 18, Artes Visuais e Educação, da Série Cadernos Flacso, organizado pela educadora e pesquisadora Mara Pereira e pela artista, educadora e curadora independente Renata Sampaio reúne sete artigos que abordam artes visuais e educação a partir de categorias de raça, gênero, classe social, território e geração.
A publicação traz “perspectivas contra-hegemônicas negras, afro-brasileiras, afrodiaspóricas, ainda consideradas periféricas e como pautas sociais transversais, mas que por nós são compreendidas e afirmadas como centrais para o debate democrático no entrecruzamento da educação, das artes e da cultura”, afirmam as organizadoras no texto de apresentação do Caderno 18.
Esta edição é marcada pela reunião de autorias pretas, desde suas organizadoras até as autoras e os autores de cada um dos textos. Pereira e Sampaio explicam que, no começo de cada artigo, está a foto de cada autora ou ator, “como modo de demarcarmos a presença dos nossos corpos pretos junto às nossas palavras; como posicionamento político-pedagógico para a construção de imaginários sociais antirracistas referentes a quem ocupa os lugares da intelectualidade brasileira”.
As organizadoras destacam que, em comum, “esses textos falam sobre educação em um sentido amplo, no corpo a corpo, no dia a dia, com a família, com a comunidade, com os colegas de ofício, com os pares, com o coletivo, com a rua. Como um exercício constante de reconhecimento de si no outro”.
Acesse a publicação completa aqui.
Conheça os capítulos:

  1. Mestre de obra-prima: artes visuais e formação
    Rafa Éis [Rafael Silveira]
  2. Mediar artes, me tornar artista
    André Vargas
  3. Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.: Nove Fotografias
    Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr.
  4. Ativismo curatorial: caminhos para uma ação curatorial e educativa comprometida com todos
    Luciara Ribeiro
  5. Arte na rua: cruzos históricos, desafios e perspectivas de uma arte racializada nas ruas do Rio de Janeiro Pâmela Cristina Nunes de Carvalho
  6. Decolonizar além da palavra: o respiro constante nas artes, cultura e educação
    Mirella Maria
  7. Nzinga – As intersecções entre feminismos, novas epistemologias e artes como práticas de descolonização da pesquisa e do encontro na academia e na vida
    Profa. Dra. Renata Aparecida Felinto dos Santos, Eliana Barbosa Amorim, Fernanda Veloso da Costa, José Wesley Nunes da Costa, Maria Claudineide Alves Macedo