fbpx

A Flacso Brasil lança publicação que aborda as relações entre artes visuais e educação por um olhar afrocentrado. O Caderno Número 18, Artes Visuais e Educação, da Série Cadernos Flacso, organizado pela educadora e pesquisadora Mara Pereira e pela artista, educadora e curadora independente Renata Sampaio reúne sete artigos que abordam artes visuais e educação a partir de categorias de raça, gênero, classe social, território e geração.
A publicação traz “perspectivas contra-hegemônicas negras, afro-brasileiras, afrodiaspóricas, ainda consideradas periféricas e como pautas sociais transversais, mas que por nós são compreendidas e afirmadas como centrais para o debate democrático no entrecruzamento da educação, das artes e da cultura”, afirmam as organizadoras no texto de apresentação do Caderno 18.
Esta edição é marcada pela reunião de autorias pretas, desde suas organizadoras até as autoras e os autores de cada um dos textos. Pereira e Sampaio explicam que, no começo de cada artigo, está a foto de cada autora ou ator, “como modo de demarcarmos a presença dos nossos corpos pretos junto às nossas palavras; como posicionamento político-pedagógico para a construção de imaginários sociais antirracistas referentes a quem ocupa os lugares da intelectualidade brasileira”.
As organizadoras destacam que, em comum, “esses textos falam sobre educação em um sentido amplo, no corpo a corpo, no dia a dia, com a família, com a comunidade, com os colegas de ofício, com os pares, com o coletivo, com a rua. Como um exercício constante de reconhecimento de si no outro”.
Acesse a publicação completa aqui.
Conheça os capítulos:

  1. Mestre de obra-prima: artes visuais e formação
    Rafa Éis [Rafael Silveira]
  2. Mediar artes, me tornar artista
    André Vargas
  3. Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.: Nove Fotografias
    Antonio Gonzaga Amador e Jandir Jr.
  4. Ativismo curatorial: caminhos para uma ação curatorial e educativa comprometida com todos
    Luciara Ribeiro
  5. Arte na rua: cruzos históricos, desafios e perspectivas de uma arte racializada nas ruas do Rio de Janeiro Pâmela Cristina Nunes de Carvalho
  6. Decolonizar além da palavra: o respiro constante nas artes, cultura e educação
    Mirella Maria
  7. Nzinga – As intersecções entre feminismos, novas epistemologias e artes como práticas de descolonização da pesquisa e do encontro na academia e na vida
    Profa. Dra. Renata Aparecida Felinto dos Santos, Eliana Barbosa Amorim, Fernanda Veloso da Costa, José Wesley Nunes da Costa, Maria Claudineide Alves Macedo