fbpx

No dia 28 de maio, às 17h, será realizado o webinário Clacso, Flacso e FoMerco – redes regionais e produção de conhecimento sobre a integração latino-americana nos 30 anos do Mercosul, com transmissão virtual.
A proposta é promover um diálogo sobre o intercâmbio e a cooperação entre instituições e estudiosos latino-americanos, visando o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa nos temas que formam a agenda da integração regional. Esta agenda é abordada desde uma perspectiva ampliada e multissetorial, que associa os aspectos econômico-comerciais às questões políticas, sociais, culturais e de direitos e que abrange organismos regionais diversos, entre eles o Mercosul.
O encontro resgata também o papel central que centros e redes regionais desempenharam, a partir do século 20, para o desenvolvimento conceitual da integração regional na América Latina e Caribe, em que se destacam organizações como a Cepal (1948), a Flacso (1957) e o Clacso (1967).
Somando-se a esse esforço, o FoMerco constitui-se, em 2000, como uma rede de pesquisadores de distintas nacionalidades que, a cada dois anos, reúne-se com o propósito de discutir e analisar as implicações, trajetórias, problemas e avanços relativos ao processo de integração latino-americana.
Congresso Internacional
O painel é parte de uma série de webinários alusivos às três décadas da assinatura do Tratado de Assunção, completadas em 26 de março, que acontecem como preparação para o 18º Congresso do Fórum Universitário Mercosul  (FoMerco), que será realizado nos dias 28 a 30 de setembro de 2021, em formato virtual, sob o lema “30 anos de Mercosul: desafios e trajetórias”.
Participe do Webinário: https://www.facebook.com/fomerco/
Data: 28 maio de 2021
Horário: 17h00-19h00 (Brasília/Buenos Aires); 15h00-17h00 (Cidade do México)
Programação:
17h00 – Salete Camba Valesan – Diretora Flacso Brasil
17h10 – Mônica Lessa – Presidente do FoMerco
17h30 – Karina Batthyány – Secretaria-Executiva do Clacso
17h50 – Francisco Valdés Ugalde – Presidente do Conselho Superior da Flacso
18h10 – Comentários: Magdalena Rivarola – Diretora Flacso Paraguai
18h30 – Debate
Mediação: Carolina Albuquerque – UnB/Flacso Brasil