fbpx

Neste 8 de março, a Flacso Brasil reforça seu compromisso com a luta pelos direitos das meninas e mulheres, do campo e da cidade, por igualdade e justiça de gênero.

Conheça algumas de nossas publicações, cursos e projetos que fazem parte deste esforço:

📖 Artigo: “Trabalhadoras domésticas e a covid-19 no Brasil: Encenando resistências, apresentando cenários e desafios”, de Maria Izabel Monteiro Lourenço, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Município do Rio de Janeiro, e Mary Garcia Castro, professora e pesquisadora (UFRJ, Flacso-Brasil).

📚 Publicações:

  • Mulheres Rurais” é o Número 17 da Série Cadernos Flacso. É organizado pela pesquisadora Mary Garcia Castro e aborda temas como reprodução social e direitos humanos, empoderamento das trabalhadoras do campo e socialização de gênero na agricultura familiar.
  • A Mulher no Ensino Superior: Distribuição e Representatividade” contribui para a discussão sobre a presença das mulheres na universidade brasileira. A pesquisa baseia-se em dados quantitativos para descrever a distribuição das estudantes e pesquisadoras nas diferentes carreiras. O estudo faz parte da publicação Cadernos GEA (Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil) (Volume 3, Número 6).

👩 CPA: O Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) é formado por 47 adolescentes e tem como objetivo acompanhar e participar dos trabalhos do Conanda, além de mobilizar e estimular a participação de crianças e adolescentes através da plataforma digital. Atualmente, 60% das integrantes do CPA são meninas, com idades entre 12 e 17 anos.

🔎 Conheça alguns cursos de Especialização da Flacso relacionados às questões de Gênero:

Políticas Públicas y Justicia de Género (inscrições abertas)

Estudios sobre Violencia por Razones de Género Contra las Mujeres  (inscrições abertas)

Políticas del cuidado con perspectiva de género