fbpx

Instituto ressalta que são válidos somente documentos originais com foto e que estejam em formato físico.

O Inep anunciou que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que estiverem com documentos de identificação vencidos poderão participar das provas, diferente das edições anteriores.

De acordo com o Inep, o documento deve ser original e ter foto, por isso, não serão aceitas documentações sem foto (como CPF) ou cópias autenticadas. Além disso, é necessário que o documento seja físico, não sendo permitido o uso de versões digitais em celulares. O motivo, segundo o instituto, é que a identificação do participante deve ficar na mesa durante a prova, além de não ser permitido o uso de celular ou dispositivos eletrônicos.

Identificação Especial

Se o documento estiver danificado, ilegível ou com foto infantil será necessário que o participante se submeta à coleta de digital, assinatura e preenchimentos de dados. O fiscal de sala será responsável por fazer a identificação especial de quem tiver a documentação que inviabilize o reconhecimento do estudante.

Participantes que perderam seus documentos ou tiveram os originais furtados/roubados poderão apresentar boletim de ocorrência com expedição máxima de 90 dias. Tais estudantes também serão submetidos à identificação especial pela coleta de digitais e assinatura em formulário específico.

Documentos aceitos

São aceitos os seguintes documentos originais com foto:

  • Cédulas de identidade (RG) emitidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estrangeiros, incluindo refugiados;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório;
  • Documento provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação profissional fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
  • Identidade funcional de acordo com o Decreto 5.703/2006.

Enem 2019

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. São esperados mais de 5 milhões de participantes, sendo que 50 mil destes solicitaram atendimento especial (específico ou especializado).

Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e uma Redação. O segundo domingo trará 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

O resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020. As notas poderão ser usadas como forma de ingresso no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020, pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2020 e pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).