fbpx

Mais de um milhão de candidatos de 613 municípios de todo o país realizaram a prova. O número de participantes deste ano é 45% maior do que o de 2018.

Neste ano, 1.185.945 jovens e adultos realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Foi a maior participação já registrada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Apesar disso, o número representa apenas 39,9% do total de inscritos.

Apenas duas irregularidades foram registradas durante a aplicação da prova no dia 25 de agosto. Ainda assim, o ministro da educação, Abraham Weintraub, considera que o Encceja deste ano é uma prova de que a estrutura está funcionando. “Ocorreu o menor índice de falhas da história de todas as aplicações, apesar do crescimento do número de inscritos e do número de pessoas que realizaram a prova, não teve falhas do MEC no processo (…) O Encceja foi um sucesso, é um teste para o que vem para o Enem”, afirmou.

Datas

A previsão é que os gabaritos já estejam no portal do Inep até o dia 6 de setembro. Os resultados serão divulgados em dezembro.