A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) inicia, nesta segunda-feira (11), a matrícula dos aprovados no Vestibular 2019, tanto para a modalidade tradicional, quanto via Enem. Os estudantes convocados na lista da primeira chamada terão até as 18h de terça (12) para efetuar a etapa não presencial, exclusivamente pela internet, no site da Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest).
Para realizar o processo, os aprovados precisam utilizar o número de inscrição e a senha.
É preciso ter atenção para não perder a oportunidade. Quem foi convocado em primeira opção e não realizar esta etapa não presencial da matrícula dentro do prazo, ficará excluído da modalidade escolhida.
Veja as regras para se matricular
- Quem concorre nas duas modalidades e realizar a matrícula ao ser convocado em uma delas (tradicional ou Enem), automaticamente fica excluído de participar do outro processo de seleção.
- O candidato aprovado nas duas modalidades precisa optar apenas por um dos cursos e efetuar a matrícula.
- Os convocados em um curso em uma das modalidades não disputarão mais uma vaga neste mesmo curso na modalidade restante, mesmo que não tenha se matriculado.
- No caso de ter sido convocado na primeira chamada para o curso escolhido como segunda opção, o estudante deverá realizar a matrícula não presencial pela internet e optar, ou não, por esperar uma possível vaga no curso de primeira opção (remanejamento).
- Se o candidato aprovado na segunda opção de curso não realizar a matrícula pela internet, ele perde esta vaga, mas continua concorrendo ao curso de primeira opção. Ele pode ser convocado nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação, afirma o Comvest.
Matrícula presencial
Os candidatos que realizarem a matrícula não presencial até as 18h desta terça (12) terão os nomes divulgados na lista da segunda chamada; isso vale para as duas modalidades: tradicional e via Enem. Esta lista será divulgada no dia 14 de fevereiro até as 15h.
A matrícula presencial da segunda chamada será em 18 de fevereiro, das 9h às 12h. A vaga do candidato só estará garantida após a conclusão desta etapa.
A lista da terceira chamada será divulgada pela Comvest em 20 de fevereiro; e a matrícula presencial destes convocados será em 22 de fevereiro.
Confirmação de matrícula
Todos os candidatos já matriculados nas três primeiras chamadas deverão confirmar a matrícula no dia 25 de fevereiro. A regra vale, inclusive, para aqueles que aguardam remanejamento.
Os candidatos deverão ir presencialmente nos respectivos campi. A matrícula só estará garantida após sua confirmação na data e horário estipulados no Manual do Ingresso, caso contrário será definitivamente cancelada, alerta a Comvest.
Candidatos não convocados
Quem não foi contemplado com o nome na lista de aprovados nas três chamadas, pode fazer a declaração de interesse por vagas.
De 7 de março, a partir das 9h, até as 17h de 8 de março (horário de Brasília), os vestibulandos devem preencher a declaração pela internet, na página da Comvest.
O interesse deve continuar a ser declarado conforme calendário da instituição para que o candidato continue concorrendo nas próximas listas; serão até dez chamadas, ao todo. Deixar de declarar interesse elimina o candidato do processo de convocação nas próximas chamadas, informa a comissão.
- 27 de fevereiro – quarta chamada e candidatos remanejados; a matrícula acontece em 1º de março.
- 7 e 8 de março – declaração de interesse por vagas, via internet.
- 12 de março – quinta chamada e candidatos remanejados; matrícula em 14 de março.
- 15 de março – sexta chamada e candidatos remanejados; matrícula em 18 de março.
- 20 de março – sétima chamada e candidatos remanejados; matrícula em 22 de março.
- 26 de março – oitava chamada, candidatos remanejados e lista de espera; matrícula em 28 de março.
- 28 de março – Declaração presencial de interesse por vagas. Nona chamada e candidatos remanejados, até as 16h; matrícula no mesmo dia. Também nesta data será a última chamada, até as 17h30, caso ainda existam vagas. A matrícula acontece em seguida à convocação.
Comentários