fbpx

O processo seletivo será realizado pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecerá 4.927 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019. O processo seletivo será realizado pelo aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.

Das oportunidades oferecidas pela UFRJ no SiSU, 2.477 vagas são reservadas para as cotas de escolas públicas. A oferta esta distribuída por 115 cursos de graduação da universidade.

O SiSU

O prazo de inscrições do SiSU será aberto em 22 de janeiro e irá até o dia 25 seguinte. Quem fez o Enem 2018 terá que comprovar nota superior a zero na redação para participar da seleção.

O Inep liberará o balanço de cada candidato e as notas de corte (pontuação mínima exigida para classificação) a partir da meia-noite do segundo dia de inscrições, dados que mudam diariamente.

O resultado do SiSU 2019 será publicado em 28 de janeiro e o período para matrículas será do dia 30 seguinte até 4 de fevereiro. Os candidatos poderão manifestar interesse pela lista de espera de 28 de janeiro a 4 de fevereiro, sendo as chamadas posteriores feitas pelas instituições participantes da seleção.

Cursos fora do SiSU

Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas – Habilitação Direção Teatral; Composição de Interior; Composição Paisagística; Comunicação Visual Design; Dança; Desenho Industrial – Habilitação Projeto de Produto; Bacharelado em Música e Licenciatura em Música são cursos que não estão no SiSU 2019 devido a exigência de testes de habilidades específicas.

Os testes de habilidades específicas UFRJ já foram realizados e o resultado pode ser visto neste link. Após a divulgação do resultado do Enem 2018, em janeiro de 2019, a universidade abrirá inscrições para o Vestibular que preencherá as vagas dos cursos que não estão no SiSU. A seleção contará com os candidatos aptos e usará as notas do Enem para seleção dos novos alunos.

Mais informações no site da UFRJ.