fbpx

Etapa da seleção para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) foi realizada na tarde de ontem, 25 de novembro.

As provas e gabaritos da primeira fase do Vestibular 2019 da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest) já estão disponíveis para download. Esta etapa da seleção para ingresso na Universidade de São Paulo (USP) foi realizada na tarde de ontem, 25 de novembro.

Dos 127.786 inscritos, 10.586 não compareceram para as provas, registrando uma abstenção de 8,3%. Esse número de ausentes é o menor dos últimos oito anos. Na última edição, a abstenção foi de 9,1%.

Do total de participantes desse vestibular, 11.429 são treineiros, isto é não disputam vagas.

Os inscritos tiveram que responder 90 questões objetivas de Português, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia, sendo algumas interdisciplinares.

As provas desta primeira fase foram aplicadas em São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra, Araçatuba, Barretos, Botucatu, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Itapeva, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Comentário das provas

Para o Professor Célio Tasinafo, do Colégio e Curso Oficina do Estudante, as provas da Fuvest 2019 tiveram uma característica moderna, mas sem perder a sua identidade. Segundo o professor, as provas “trouxeram questões com tema atuais e que foram objeto de debate em 2018”.

Um dos destaques do vestibular, por exemplo, foi uma questão da prova de Língua Portuguesa que abordou a diferença salarial entre homens e mulheres, que ainda predomina na sociedade. Em Geografia, a prova tratou do tema dos refugiados, citando dados de 2017.

O professor Célio considera essa forma de abordagem positiva, pois o resultado demonstra o quanto o estudante está comprometido com sua época. Ele considera que foi preciso mostrar habilidade para interpretar os dados e contextualizá-los.

As provas também contaram com as questões de Física e Matemática, tradicionalmente complexas nos vestibulares da Fuvest.

Próxima Fase

Os classificados para a segunda fase do Vestibular e seus respectivos locais de prova serão conhecidos em 10 de dezembro. Serão eliminados os concorrentes que tiverem abaixo de 27 questões corretas na primeira etapa da seleção.

Nesta edição, a Fuvest reduziu a etapa final de três para dois dias. As provas serão aplicadas em 6 e 7 de janeiro de 2019:

Como era

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 16 questões sobre disciplinas obrigatórias do ensino médio
3º dia: 12 questões de duas ou três disciplinas específicas ao curso

Como ficou

1º dia: 10 questões de português e uma redação
2º dia: 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas ao curso escolhido

Os cursos abaixo terão as provas de habilidades específicas. Confira o cronograma:

  • Artes Visuais: 16 de dezembro
  • Música (ECA/São Paulo): 16 a 21 de dezembro
  • Música (Ribeirão Preto): 17 a 21 de dezembro
  • Artes Cênicas: 9 a 11 de janeiro

Resultado e demais chamadas

A Fuvest publicará o resultado do Vestibular em 24 de janeiro de 2019. Outras chamadas são esperadas para 1º, 8, 15 e 22 de fevereiro.

Vagas

O Vestibular da Fuvest é a forma de ingresso em 8.362 vagas da USP. Destas, 2.331 são para cotistas, as quais se dividem em 1.475 para estudantes de escolas públicas independente de etnia e 756 para os alunos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

As vagas da USP são para São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

Os cursos mais disputados deste Vestibular da Fuvest foram:

Carreira/Curso Candidato/Vaga
Medicina 115,2
Medicina – Ribeirão Preto 108,7
Medicina – Bauru 86,9
Psicologia 61,8
Relações Internacionais 51,5
Curso Superior do Audiovisual 47,2
Medicina Veterinária 41,8
Psicologia – Ribeirão Preto 41,1
Design 32,4
Ciências Biomédicas 32,4

Mais informações no Manual do Candidato.