Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 10 de julho, o Edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2018/2. Segundo as informações do documento, as inscrições estarão abertas entre os dias 16 e 22 de julho, pela internet.
A previsão é de que o Ministério da Educação (MEC) disponibilize cerca de 150 mil novas vagas, totalizando as 310 mil oportunidades previstas para 2018. Para o primeiro semestre, foram oferecidas 155 mil oportunidades de financiamento.
Poderão se inscrever aqueles estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em edições a partir de 2010, com média acima de 450 pontos, sem ter zerado a redação. Além disso, os interessados devem comprovar renda, conforme a modalidade de inscrição:
Fies:
– Rendimentos de até três salários-mínimos per capita, com juros zero prestações no valor máximo de 10% da renda familiar;
P-Fies:
– Comprovação de renda de até cinco salários-mínimos e condições de financiamento definidas pelo agente financeiro;
Inscrições
Além das informações pessoais, o candidato deve fornecer informações do grupo familiar. Será necessário ainda que o estudante defina o grupo de preferência, que levará em consideração os seguintes itens: estado; município; nomenclatura do curso; conceito pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes); e área e subárea do conhecimento.
No ato da inscrição, o estudante deve indicar até três opções de cursos, em ordem de prioridade, e pode alterar essas opções quantas vezes achar necessário até o fim do prazo de inscrições. Para fins de classificação, será considerada a última alteração feita.
O resultado deve ser publicado no dia 27 de julho, em chamada única, com prazo para comprovação das infirmações até o dia 31 do mesmo mês. No caso dos estudantes inscritos no P-Fies não haverá Lista Espera, os demais poderão manifestar interesse entre os dias 1º e 24 de agosto.
Novo Fies
As principais mudanças no Fies, com a criação uma nova categoria de financiamento, foram anunciadas no final de 2017. No entanto, no início de junho deste ano, o MEC anunciou novas alterações para o programa, na Modalidade Fies, que garante o financiamento a juro zero. Entre as alterações previstas, que entram em vigor já nesta edição, estão:
– Financiamento mínimo de 50%;
– Aumento no valor máximo de financiamento para R$ 42 mil;
– Adequação do preço das mensalidades;
– Transferência de vagas
P-Fies
Criado no final de 2017, o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), é um braço do Fies em que as condições de financiamentos são determinadas pelos bancos. No entanto, esta modalidade não emplacou no primeiro semestre de 2018. Das 75 mil vagas oferecidas, apenas 800 contratos foram firmados.
Em nota, o MEC informou que está em contato com outros bancos, a fim de atraí-los para o novo programa. Ainda de acordo com o MEC, a aumento da concorrência deve melhorar a atratividade.
Comentários