fbpx

Taxa de R$ 82 precisa ser paga até 23 de maio, exceto para os participantes que conseguiram isenção ou são concluintes do ensino médio na rede pública.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou um comunicado esclarecendo o problema que alguns estudantes estão enfrentando na geração do boleto do Enem 2018.

Nas primeiras horas de inscrição do Enem 2018, na última segunda-feira (7), estudantes reclamaram nas redes sociais que não estavam conseguindo gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa de R$ 82. No dia, o Brasil Escola entrou em contato com o Inep, que informou  que o problema poderia estar no navegador de internet dos estudantes.

Agora, o Inep afirma que realmente existia um problema no sistema que gera os boletos, mas que ele foi solucionado na segunda-feira. No entanto, até ontem (9), alguns participantes ainda relatavam dificuldade para acessar a GRU.

Participantes do Enem reclamam por meio da parte de comentários do Brasil Escola

No caso dos participantes não isentos que não estão conseguindo gerar o boleto, o Inep recomenda limpar o cache do navegar e acessar a Página do Participante novamente. Os estudantes também podem ligar no 0800 616161 ou usar o Atendimento Online.

Confirmação da Inscrição

Alguns estudantes não estão conseguindo acessar o boleto porque estão isentos da taxa de inscrição. Os participantes que estão no 3º ano do ensino médio na rede pública ganham a gratuidade automaticamente, mesmo não tendo solicitado a isenção em abril.

O Inep esclarece que, ao final da inscrição no Enem 2018, somente duas mensagens podem aparecer: “Inscrição concluída com sucesso” ou “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”. No caso da segunda mensagem, aparece também a imagem da GRU, que é um boleto do Banco do Brasil.

Clique na imagem para ampliar

A mensagem “Inscrição concluída com sucesso” aparece para os participantes que pagaram a taxa, que conseguiram isenção em abril e que concluirão este ano o ensino médio em escola pública. Os estudantes que pagaram a taxa precisam esperar cerca de dois dias úteis para a compensação bancária.

Clique na imagem para ampliar

A frase “Inscrição aguardando o pagamento da GRU” é para todos os estudantes que ainda não pagaram a taxa do Enem 2018, incluindo os que tiveram o pedido de isenção reprovado.

Enem 2018

As inscrições para o Enem 2018 seguem abertas até o dia 18 de maio. Até as 10h desta quinta-feira, dia 10, o sistema registrou 2.723.393 inscritos. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é alcançar a marca de 7,5 milhões de inscrições.

As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de maio, dois domingos consecutivos. Os locais das provas serão anunciados em outubro, e o resultado está previsto para janeiro de 2019.