Selecionados devem se inscrever no processo seletivo até o dia 10 de maio.

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj/Consórcio Cederj) liberou nesta quinta-feira, 26 de abril, os resultados dos pedidos de isenção e participação no sistema de Cotas/Ações Afirmativas do Vestibular 2018/2.

A isenção foi concedida aos estudantes de escolas públicas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo.

Quem concorreu às cotas também ganhou a isenção da taxa do Vestibular. Esta categoria foi destinada aos alunos de escolas públicas, autodeclarados negros ou indígenas; portadores de deficiência e filhos de militares incapacitados ou mortos em serviço.

Os candidatos que solicitaram isenção e/ou inscrição em Cotas e tiveram os pedidos negados terão até amanhã (27) para entrar com recursos. Saiba mais no site.

As Ações Afirmativas foram voltadas para candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenham estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Professores e inscritos no Pré-Vestibular Social do Cederj (PVS) também são contemplados.

Os inscritos nas Ações Afirmativas terão que pagar a taxa de R$ 88 para a realização da inscrição no Vestibular. Apenas os candidatos às vagas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na seleção via Enem, terão gratuidade do valor.

Os selecionados nas Ações Afirmativas e Cotas, além dos isentos, terão que se inscrever normalmente no Vestibular. O prazo segue até 10 de maio.

Vestibular

Os locais de prova do Vestibular serão informados em 4 de junho. Já a seleção será aplicada no dia 9 seguinte, a qual será composta por questões objetivas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Biologia, Física, Matemática, Química, Geografia e História, além da Redação e de matérias específicas conforme o curso escolhido.

As notas das provas objetivas serão divulgadas em 20 de junho. O resultado da redação poderá ser consultado no dia 26 seguinte.

O Cederj publicará o resultado final do Vestibular 2018/2 em 3 de julho. As matrículas serão feitas em 4 e 5 seguintes.

Outras reclassificações estão previstas para os dias 6, 13 e 18 de julho.

Enem

O Cederj aproveita a pontuação do Enem 2017 para ingresso em 30% das vagas oferecidas neste Vestibular. As inscrições são no mesmo período que a seleção tradicional.

O resultado para esta modalidade será conhecido em 23 de maio. As matrículas serão realizadas junto aos aprovados no Vestibular tradicional, ou seja, em 4 e 5 de julho.

Vagas

O Vestibular preencherá 7.409 vagas em 16 cursos de graduação a distância ministrados em instituições públicas de ensino superior. Deste total, 30% é para o ingresso pelo Enem.

Esta edição está com duas novidades: a oferta do curso de Ciências Contábeis e a criação de um polo em Miracema, no Rio de Janeiro.

As vagas deste vestibular do Cederj são para os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção; tecnólogos em Gestão de Turismo, Segurança Pública e Sistemas de Computação; e licenciaturas em Ciências Biológicas , Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e Turismo.