O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 atingiu 1.021.233 inscrições nesta terça-feira, 24 de abril. Do número registrado, 196.435 inscritos são para o ensino fundamental e 824.798 para o ensino médio. O cadastro termina às 23h59 do dia 27 de abril.
Faça sua inscrição no Encceja 2018
Na edição passada, o exame registrou 1,5 milhão de inscritos. Foi em 2017 que a prova voltou a ser aplicada para certificação do ensino médio, o que gerou maior adesão da população.
Uma novidade do Encceja 2018 é que quem fez o exame o ano passado e atingiu a pontuação necessária em um ou mais disciplinas, mas não em todas, verá apenas as que faltam para a certificação no momento da inscrição.
O Encceja
Pessoas com 15 anos até a aplicação do exame podem se inscrever para o Encceja do ensino fundamental. Já para a certificação do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.
O Encceja será aplicado em 5 de agosto. Os participantes do exame para o ensino fundamental terão provas de Ciências Naturais, História, Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, além da Redação.
Para o ensino médio, as provas serão de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e uma Redação.
É preciso tirar no mínimo 100 pontos em cada disciplina objetiva para a certificação. Na redação, a nota mínima exigida é de 5 pontos.
O resultado está previsto para o último trimestre de 2018. A certificação é feita por Secretarias de Educação e instituições conveniadas ao Encceja.
Brasileiros no Exterior
O Encceja será aplicado para brasileiros que estão no Exterior no dia 16 de setembro. A composição será a mesma do Encceja Nacional.
Privados de Liberdade
Os Privados de Liberdade têm duas edições do Encceja: Nacional e do Exterior. Quem mora em outro país fará as provas entre 17 e 21 de setembro. Para reclusos que estão no Brasil, o exame será nos dias 18 e 19 seguintes.
As inscrições para os Privados de Liberdade são feitas pelos coordenadores pedagógicos das unidades prisionais e socioeducativas. Os participantes fazem o exame nos locais em que estão cumprindo pena.
Comentários