A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) antecipou para esta quarta-feira, dia 7 de fevereiro, o resultado de seu vestibular 2018. Os aprovados devem fazer a matrícula não presencial nos dias 8 e 9 de fevereiro, na página da Comvest.
Além do procedimento de pré-matriculas, o estudante deverá comparecer no campi para o qual foi aprovado, no dia 19 de fevereiro, para efetivar a matrícula presencial. Neste caso, será necessária a apresentação dos seguintes documentos:
– Certificado de Conclusão e Histórico Escolar do Ensino Médio;
– Certidão de Nascimento ou de Casamento;
– Carteira de Identidade;
– CPF;
– Título de Eleitor;
– Certificado de Reservista, para homens maiores de 18 anos.
Chamadas
A Unicamp deve publicar até doze chamadas de aprovados, com a divulgação de uma Lista de Espera a partir da 10ª convocação. A próxima chamada será realizada em 15 de fevereiro e as matrículas serão recebidas, presencialmente, em 19 do mesmo mês.
A expectativa é de que, também no dia 19, a Unicamp divulgue a terceira convocação e a lista de candidatos remanejados. Todos os aprovados até esta data terão que confirmar o vínculo acadêmico em 26 de fevereiro, das 9h às 16h.
Os candidatos que não foram convocados até a terceira chamada ou que foram convocados para a segunda opção de curso poderão preencher a declaração de interesse por vaga. Neste caso, o registro deve ser feito por meio de formulário próprio, no site da Comvest, entre os dias 27 de fevereiro e 1º de março.
As demais convocações serão feitas com base na lista de estudantes que manifestaram interesse. De acordo com o calendário, as chamadas estão previstas para os dias 5, 7, 9, 13, 15, 19, 23 e 27 de março.
Provas
Mais de 75 mil candidatos se inscreveram para este vestibular, que teve as provas da primeira fase no dia 19 de novembro, quando eles responderam 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. A lista de selecionados para a segunda etapa saiu no dia 7 de dezembro e as notas da 1ª fase no dia 21 do mesmo mês.
Já a segunda etapa do Vestibular 2018 da Unicamp foi realizada entres os dias 14 e 16 de janeiro. Na ocasião, as provas foram formadas por questões dissertativas de disciplinas do ensino médio. Também foi necessário produzir uma redação, havendo a possibilidade de escolher entre escrever uma palestra com o tema “pós-verdade” e um artigo de opinião com o tema “Há limite para liberdade de expressão?”.
Candidatos dos cursos de Música, Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança passaram também por Testes de Habilidades Específicas.
Vagas
O Vestibular 2018 da Unicamp disponibilizou 3.340 vagas em 70 cursos ministrados em Campinas, Limeira e Piracicaba, no interior de São Paulo. Quem concluiu todo o ensino médio em escolas públicas pôde participar do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS), recebendo bônus nas notas.
Comentários