fbpx
Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

No cookies to display.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

No cookies to display.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

No cookies to display.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

No cookies to display.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

No cookies to display.

Nos três primeiros anos após a nova legislação, o número de acidentes no país caiu, mas, a partir de 2000, voltou a subir e, em 2005, já havia retornado a patamares pré-Código.
Por O Globo
A imagem captada por uma câmera de segurança e exibida no “Jornal Nacional”, da Rede Globo, é impressionante. “Voando” a 100 Km/h, o carro do estudante de engenharia João Victor Ribeiro de Oliveira Leal, de 25 anos, avança o sinal vermelho e atinge em cheio o veículo da advogada Maria Emília Guimarães da Motta Silveira, de 39 anos. O acidente, que aconteceu num cruzamento de Recife, na noite de 26 de novembro, resultou na morte de Maria Emília; de seu filho Miguel, de 3 anos; e da babá Roseane Maria de Brito Souza, de 23 anos, que estava grávida. O marido, o advogado Miguel Arruda da Motta Silveira Filho, de 46 anos, e a filha do casal, Marcela, de 5 anos, ficaram gravemente feridos.
Um teste de alcoolemia revelou que a quantidade de álcool no sangue de João Victor era três vezes maior que o índice para configurar crime de trânsito. O jovem, que teve ferimentos leves, está preso e responderá por homicídio doloso e lesão corporal. Segundo o portal G1, de março a setembro deste ano, o carro dirigido por João Victor recebeu seis multas por excesso de velocidade e três por avanço de sinal. Pelo Código de Trânsito, ultrapassar o limite de velocidade é infração média, grave ou gravíssima (dependendo do caso) e pode resultar na perda de 4 a 7 pontos na carteira. Já o desrespeito ao sinal vermelho é ato gravíssimo e representa perda de 7 pontos. O somatório já seria suficiente para a suspensão do direito de dirigir.
O trágico acidente de Recife evidencia que, 20 anos depois de sancionado o novo Código de Trânsito Brasileiro — que pretendia tirar o Brasil da posição de campeão mundial de acidentes — o país não conseguiu interromper essa matança. Segundo o Datasus, a violência no trânsito deixou 39.543 mortos e 204 mil feridos em 2015.
O rigor da nova legislação — que prevê a suspensão do direito de dirigir quando se atinge 20 pontos na carteira — durou pouco. Como mostra o “Mapa da Violência”, nos três primeiros anos, o número de acidentes de fato caiu, mas, a partir de 2000, voltou a subir quase 5% ao ano, e, em 2005, já havia voltado aos patamares pré-Código.
De pouco adianta uma legislação de Primeiro Mundo se a fiscalização permanece estacionada no Terceiro. O gatilho dos 20 pontos é importante, mas os estados têm se revelado incapazes de fazer esse controle. Basta analisar o prontuário de motoristas que se envolvem em acidentes graves.
No Rio, as blitzes da Lei Seca ajudaram a reduzir o número de acidentes, especialmente aqueles motivados pelo álcool. Mas ainda são poucos os estados que adotam estratégias semelhantes.
Tenta-se remediar o problema tornando mais rigorosa a punição para os crimes de trânsito, como ocorre agora. Combater a impunidade é mesmo essencial. Porém, mais importante seria impedir que acidentes acontecessem. João Victor está preso. Mas a família Motta Silveira já foi destruída.