fbpx

No documento, participante verá as características que texto deve ter e como ele é corrigido

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 já podem conferir o Manual de Redação. O documento foi liberado na noite desta segunda-feira, 16 de outubro, e agora conta com uma versão na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A cartilha do participante mostra aos candidatos todas as características que a redação do Enem deve ter, apresenta a metodologia de avaliação e explica as cinco competências que são levadas em conta na hora da correção. Veja abaixo:

Competências – redação Enem 

As notas da redação podem variar de zero a mil. Na cartilha, são apresentados modelos e termos usados de forma errada em redações anteriores do Enem. Os motivos para zerar o texto aumentaram, nesta edição. São eles:

– fuga total ao tema;
– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– extensão de até sete linhas;
– cópia integral de texto(s) motivador(es) da proposta de redação e/ou de textos motivadores apresentados no caderno de questões;
– impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
– parte deliberadamente desconectada do tema proposto;
– assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;
– texto integralmente em língua estrangeira;
– desrespeito aos direitos humanos; e
– folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Vale destacar que a correção é feita por dois professores; porém, caso haja divergência na opinião em relação ao texto e às competências, é convocado mais um corretor.

Redações nota 1000

No Manual de Redação do Enem 2017 são apresentados exemplos de redações que atingiram a nota máxima por terem cumprido todas as exigências estipuladas nas cinco competências.