fbpx

Vestibular 2018 segue com o menor número de inscritos da história em exames de qualificação


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) já disponibilizou o acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) do seu 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018. O documento apresenta os locais das provas, que serão aplicadas em 17 de setembro.
Confira seu local de prova do 2º EQ do Vestibular Estadual 2018 da UERJ
Os candidatos que verificarem incorreções em seus dados pessoais deverão apresentar-se, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, das 10h às 17h, na DSEA/Atendimento no campus Maracanã, para retificação de dados. Eles deverão portar documento de identidade e do recibo do requerimento de inscrição.

Provas

As provas serão aplicadas das 9h às 13h e constituídas por questões objetivas e interdisciplinares de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Também será cobrada a leitura do livro “A hora da estrela”, de Clarice Lispector.
Os participantes deverão se apresentar com uma hora de antecedência portando Cartão de Confirmação de Inscrição, caneta esferográfica de corpo transparente, com tinta preta ou azul escuro, e original de qualquer documento oficial de identificação com foto.
A divulgação do resultado está prevista para 23 de setembro. Serão aprovados somente os candidatos que comprovarem número de acertos maior que 40% do total da prova. Eles serão submetidos, ainda, ao Exame Discursivo em 3 de dezembro.

Vestibular

O 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2018 da UERJ registrou apenas 24.551 inscritos. Esse é o menor número de inscritos da história, assim como aconteceu no 1º EQ, que contabilizou 37.393 candidatos contra 80 mil na seleção de 2017.
No ano passado, o 2º EQ registrou 41.143 inscritos. Já o recorde foi em 2012, quando 68.113 estudantes se candidataram. Essa queda drástica no número de inscritos pode ser resultado da crise financeira vivida pela UERJ e também da saída da corporação dos bombeiros do vestibular, perto do fim das inscrições.
Atualmente, a seleção é voltada para cursos de graduação da UERJ e do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO).