O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de 11 cursos de Medicina nas regiões sul e sudeste do país. A oferta das 710 vagas é esperada ainda para este ano.
As vagas estão distribuídas entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Além destas, o MEC prevê concluir a autorização de mais 1.595 oportunidades dentro do edital nº 6/2014, quando serão atendidas as regiões do centro-oeste, norte e nordeste.
De acordo com o ministro da Educação, Mendonça Filho, o aumento da oferta de vagas em Medicina irá possibilitar, em médio prazo, o aumento do atendimento e trazer melhores condições para o acesso à saúde.
O presidente Michel Temer considera a criação de novos cursos como uma oportunidade de levar médicos para o interior do Brasil, o que ele afirma ser um dos compromissos do Governo Federal para a redução das desigualdades regionais.
Instituições
Confira abaixo a lista das instituições que contarão com os novos cursos de Medicina e a quantidade de vagas que serão oferecidas:
São Paulo
– Universidade Nove de Julho (Uninove): em Guarulhos/SP – 100 vagas; em Mauá – 50 vagas e em Osasco – 70 vagas; São Bernardo do Campo – 100 vagas
– Faculdade Claretianorc, em Rio Claro: 55 vagas
– Faculdade São Leopoldo Mandic, em Araras: 55 vagas
Rio de Janeiro
– Universidade Estácio de Sá, em Angra dos Reis: 55 vagas
Rio Grande do Sul
– Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos), em São Leopoldo: 65 vagas
– Universidade Feevale (Feevale), em Novo Hamburgo: 60 vagas
Paraná
– Faculdade Integrada de Campo Mourão, em Campo Mourão: 50 vagas
– Faculdade de Pato Branco (Fadep), em Pato Branco: 50 vagas
Comentários