Processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, que serão divulgadas nos dias 12 e 26.

Processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, que serão divulgadas nos dias 12 e 26.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2017/2 serão abertas na próxima terça-feira, 6 de junho, conforme informado pelo Ministério da Educação (MEC). Elas poderão ser feitas até o dia 9 seguinte, exclusivamente pela internet, e sem qualquer custo.

Poderão se inscrever candidatos que não sejam portadores de diploma de curso superior, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 com desempenho superior a 450 pontos e nota diferente de zero na redação e, ainda, que atendam pelo menos uma das seguintes condições:

  • tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • tenham cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • tenham cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
  • sejam pessoas com deficiência;
  • sejam professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.

As bolsas integrais serão concedidas para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já as parciais destinam-se aos candidatos com renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Inscrições

Além de informar número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2016, os candidatos devem fornecer endereço de e-mail e número de telefone válidos, dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.

Eles também precisam indicar até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme ordem de preferência.

ProUni 2017/2

O processo seletivo do ProUni 2017/2 será constituído de duas chamadas sucessivas, que serão divulgadas nos dias 12 e 26 de junho. A comprovação das informações deverá ser feita de 12 a 19 de junho e de 26 a 30 de junho, respectivamente.

Já a manifestação de interesse para participar da lista de espera deverá ser feita de 7 a 10 de julho. O resultado será publicado no dia 13 seguinte para as instituições e os candidatos deverão se apresentar nos dias 17 e 18.

Vagas

O número de vagas ainda não foi informado. Na edição 2017/1, foram disponibilizadas 214.110 bolsas de estudos, sendo 103.719 integrais e 110.391 parciais de 50%. O número foi o maior desde a criação do programa.

Mais informações podem ser obtidas no site do ProUni.