O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nas suas redes sociais que o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 chegou a 970.553 às 11h de hoje, 9 de maio.
O número é inferior ao registrado no ano passado, quando 1.018.148 candidatos haviam efetivado inscrição no Exame até as 9h30 do segundo dia de inscrições. O aumento no valor da taxa de R$ 68 para R$ 82 pode ser um dos motivos.
A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é de que pelo menos 7 milhões de estudantes se inscrevam até as 23h59 do dia 19 de maio, quando se encerra o prazo. Em 2016, foram 9.276.328 inscritos.
Inscrições
As inscrições para o Enem 2017 podem ser feitas pela internet, exclusivamente. Já o pagamento da taxa deve ser realizado até 24 de maio, em qualquer agência bancária, em lotéricas ou nos Correios.
No processo de requerimento de isenção, a autodeclaração de renda deixa de ser aceita. O atendimento especial também passará a ser solicitado no ato da inscrição, mediante envio da documentação comprobatória.
Provas
As provas do Enem 2017 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, ou seja, em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana como aconteceu até o ano passado.
No primeiro, os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para produzir a redação e responder 90 questões objetivas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.
O domingo seguinte será reservado para as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder outras 90 questões.
Resultado
A divulgação do resultado está programada para 19 de janeiro de 2018. A partir deste ano, o Enem deixa de ser usado para Certificação de Conclusão do Ensino Médio e a divulgação do resultado do Enem por Escola também foi suspensa.
Por outro lado, a inscrição no Exame permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).
O participante também pode utilizar as notas obtidas na seleção no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições de ensino superior de Portugal.
Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2017 ou pelo telefone 0800-616161.
Comentários