Em reconhecimento aos profícuos trabalhos desenvolvidos em prol do desenvolvimento educacional, científico-tecnológico e cultural do Estado do Rio de Janeiro, a UERJ recebeu, na tarde desta quinta-feira, dia 27 de abril, uma homenagem do Clube de Engenharia, tradicional instituição fundada em 1880 e que agrega engenheiros e técnicos com o objetivo de oferecer um espaço democrático para a discussão de questões relacionadas ao desenvolvimento nacional e a capacitação técnica destes profissionais.
“Nós receberíamos a Universidade, em condições normais, para saudá-la. No entanto, em face da crise que vive o País, o Estado, a Cidade e a Universidade, essa cerimônia não é uma cerimônia de alegria, é uma cerimônia de resistência porque esta Universidade simboliza o compromisso democrático com a educação pública e gratuita para todos. É para que nós aqui assumamos o compromisso de levar à sociedade do Rio de Janeiro, de mobilizar as demais forças sociais e políticas do Rio de Janeiro para que se unam em torno da manutenção da UERJ, uma universidade pública e gratuita, orgulho da sociedade fluminense”, declarou Pedro Celestino Pereira, presidente do Clube de Engenharia.
Em nome da UERJ, o reitor Ruy Garcia Marques agradeceu a homenagem e fez um panorama sobre a atual situação da Universidade: “Muito se tem falado sobre a UERJ nos últimos tempos. Temos tido muitos apoios de pessoas e de instituições, dentro e fora do nosso país. Mas sofremos com críticas que se limitam a ver a Universidade como algo muito custoso, apontando, inclusive, para o crescimento orçamentário da Universidade sem uma análise mais profunda. A UERJ cresceu e, essa frase eu tiro da professora Georgina, que lançou um documento muito importante sobre o crescimento da UERJ nos últimos 10 anos, ‘a UERJ cresceu, cresceu sim nos últimos 10 anos, com o cuidado devido e consciente do seu papel na sociedade do Estado do Rio de Janeiro’”.
Além do reitor, também estiveram presentes a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; a sub-reitora de Graduação, Tania Carvalho Netto; o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; o chefe de gabinete da reitoria, Roberto Dória; o diretor do Centro de Tecnologia e Ciências, Luiz Antonio da Mota; o diretor do Centro de Ciências Sociais, Domenico Mandarino; o diretor da Faculdade de Engenharia, Jorge Duarte Pires Valerio; o diretor da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI-UERJ), Renato Veras; o professor titular de Urologia e coordenador do Núcleo de Disfunção Miccional da Policlínica Piquet Carneiro, Ronaldo Damião; o diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Edmar José Alves dos Santos; o diretor de informática, Gustavo Castro; o coordenador de estudos estratégicos e desenvolvimento da UERJ, Moacyr Carvalho Filho; o assessor da reitoria, Thiago Pacheco; e membros do Centro Acadêmico da Faculdade de Engenharia e do Diretório Central de Estudantes.
O Clube de Engenharia também fez uma moção de apoio à UERJ. Veja abaixo o documento.
Comentários