fbpx

Dicionário está disponibilizado na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos e em breve será levado para toda a rede Estadual de Ensino do Amazonas

RTEmagicC_professor-libras.jpg

O projeto surgiu da necessidade de ensinar os alunos com dificuldade de aprender os conteúdos curriculares em Libras

Auxiliar os alunos surdos nas aulas de Educação Física. Esse era o objetivo do projeto de pesquisa do professor de Educação Física, Keegan Bezerra Ponce. O professor então criou um dicionário de Educação Física em Libras, para que os alunos possam praticar as atividades e ter o conhecimento da disciplina dentro da Língua de Sinais e, também, da Língua Portuguesa na modalidade escrita.

O projeto, que teve início em 2016, surgiu da necessidade de ensinar os alunos com dificuldade de aprender os conteúdos curriculares em Libras, com o desafio de passar o conteúdo da Língua Portuguesa. Recebeu aporte do Governo do Estado por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para ser realizado.
De acordo com Keegan, essas necessidades eram discutidas há anos e a busca pela melhoria na qualidade do ensino em Libras é constante. “A primeira etapa do projeto já foi concluída e agora submeti a segunda etapa nesse novo edital do PCE que está aberto, pois a Libras é uma língua que está sempre em movimento, por isso cada vez mais surge a necessidade de se acrescentar novas palavras de Educação Física ao dicionário, fazendo da nossa pesquisa um estudo constante”, afirmou o professor.
O projeto de pesquisa foi divido em quatro etapas e todas elas tiveram a participação intensiva dos alunos surdos. Na primeira etapa foram selecionados os bolsistas que iriam auxiliar na elaboração do dicionário, juntamente com as palavras de Educação Física utilizadas nas aulas. Também foram selecionados os materiais e espaços para as atividades físicas.